Geral
Entenda os dois modelos de eleição: proporcional e Majoritário
Sistema majoritário de votação é adotado para os cargos do Poder Executivo
Sexta-feira, 31 Maio de 2024 - 11:00 | Redação

Entenda como funciona as eleições que vão definir os próximos 4 anos na politica municipal. Os modelos das eleições são dividas em duas modalidades, sendo eleições majoritária e a proporcional.
O sistema majoritário de votação é adotado tanto para os cargos poder executivo (Presidente da Republica, Governador e Prefeito), quanto no poder Legislativo (Senador), que segue o candidato mais votado. Nesse modelo ganha quem tiver a maioria absoluta ou simples dos votos, obtendo mais de metade dos votos válidos (sem contar os brancos e os nulos).
Já a maioria simples elege quem receber mais votos.
No caso das eleições para prefeituras com menos de 200 mil eleitores e para o Senado, basta a maioria simples: quem tiver mais voto se elege.
Já o sistema proporcional, é o modelo que ocorre nas eleições para a Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas câmaras municipais, não são consideradas apenas as votações nominais dos candidatos, mas também é ponderado o total de votos dados ao partido ou á federação partidária.
O mandato pertence a legenda, e não ao candidato. Quanto mais votos um partido receber, mais vagas ele vai ter, por isso o sistema é chamado de proporcional. Nesse modelo, o eleitorado pode escolher também votar apenas no partido - esse é o chamado voto de legenda. Além disso, ao votar em alguém, mesmo que essa pessoa não seja eleita, o voto pode ajudar a eleger outra pessoa da mesma agremiação.
Últimas Notícias
- Projeto - 07:00 Estúdio do Rede 360 inspira memórias e inovações ao mesmo tempo
- Charge - 06:30 Colisão entre ônibus e caminhão deixa dois mortos na BR-262
- Cultura - 19:00 Capital recebe circuito de shows musicais e mostra de arte visual
- Corumbá - 18:45 Bombeiros usam técnica especial para resgatar criança ferida em acidente
- Viagem - 18:18 Comitiva de MS retida em Israel aguarda decisão sobre retorno
- "Doe o Melhor de Você: Doe Vida" - 17:50 Campanha de doação de sangue chega ao comando da PMMS
- Educação - 17:00 Acesso à educação avança no Brasil, mas sem atingir maioria das metas
- Patrulha Maria da Penha - 16:49 MPMS reforça combate à violência doméstica em Dourados
- Economia - 16:00 Nova MP deve reforçar arrecadação em R$ 10,5 bilhões neste ano
- Bets - 15:52 Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano