Geral
Empresas da CEASA/MS reduzem aluguel com separação de recicláveis
Iniciativa gerou economia de quase R$ 23 mil em 2024 e promove sustentabilidade entre os permissionários
Segunda-feira, 27 Janeiro de 2025 - 11:57 | Redação

Empresários permissionários da CEASA/MS que realizam a separação de resíduos recicláveis podem economizar no aluguel, ao mesmo tempo em que ajudam a preservar o meio ambiente. Em 2024, a iniciativa gerou um desconto total de R$ 22.796,59 no Termo de Permissão Remunerada de Uso (TPRU).
Como funciona
Cada empresa deve separar resíduos como plástico, papel, papelão, garrafas PET, vidro, inox e alumínio. Esses materiais são levados à Central de Gestão de Resíduos (CGR) da CEASA/MS, onde são pesados. O valor correspondente ao peso é abatido no aluguel mensal.
A diretora de Orçamento e Finanças da CEASA/MS, Rizeli Cafure Quevedo Breda, destaca que a separação simples gera retorno financeiro:
“Nem todos os permissionários têm essa consciência. Além de ser uma seleção simples, ela traz economia para os empresários.”
Impacto ambiental e econômico
Em 2024, a CEASA/MS reciclou 228.520,75 quilos de materiais como plástico, vidro, papelão e alumínio. Os resíduos orgânicos também são transformados em adubo para melhorar a qualidade do solo.
Apesar dos benefícios, apenas 28 das 70 empresas cadastradas aderiram à iniciativa no último ano. Quanto mais empresas participarem, maior será o impacto positivo na economia e no meio ambiente.
A CEASA/MS mantém 26 funcionários dedicados à limpeza do complexo, sendo sete deles focados na gestão da CGR. Além de reduzir a poluição, a separação correta dos resíduos melhora as condições de trabalho no local, favorecendo permissionários, colaboradores e clientes.
Adesão à iniciativa
A CEASA/MS incentiva todos os permissionários a separar os resíduos recicláveis, promovendo economia financeira e sustentabilidade. Para mais informações sobre como participar, entre em contato com a administração da CEASA/MS.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060
- Ponta Porã - 13:12 Polícia de MS prende foragido da Justiça do PR
- Corumbá - 12:50 Jovem de 19 anos fica ferido em colisão entre carro e motocicleta
- Acidente Fatal - 12:11 Motorista morre após acidente de trânsito na BR-163