Geral
Em MS estiagem diminui a expectativa de produção de soja em 11%
Quarta-feira, 02 Janeiro de 2019 - 13:19 | Redação
A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) atualizou a expectativa de produção para a safra 2018/19. O volume recorde de 10 milhões de toneladas esperado pela Associação, foi revisada devido a falta de chuvas, mais pontualmente na região Sul do Estado, fazendo com que a projeção atinja 8,9 milhões de toneladas, queda 11%, mas ainda sob a expectativa de melhorias com as precipitações de chuvas previstas para os últimos dias do ano.
A última safra que registrou volume semelhante em MS foi a 2016/17, quando os agricultores colheram 8,5 milhões de toneladas da oleaginosa, segundo o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (SigaMS).
“Há uma irregularidade muito grande nas chuvas de Mato Grosso do Sul. Enquanto algumas regiões registram 90 milímetros, a pouco mais de 15 quilômetros tem espaços que não chovem há quase 40 dias. Essa diferença é mais evidente na região Sul, mas se aplica a todo Estado. Não teremos safra recorde neste ano no Brasil”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke.
As informações divulgadas pela Aprosoja/MS são baseadas nos dados do SigaMS, que também aponta agricultores que devem colher 30 sacas por hectare e outros, em diferentes regiões, que devem passar das 60 sacas. A média estadual estimada, juntamente com outros dados, serão atualizados pelo SigaMS na segunda semana de janeiro.
Caso confirmadas as expectativas de chuvas nestes últimos dias do ano e na primeira semana de 2019, segundo a Associação, ainda há possibilidade de elevação na produtividade de alguns agricultores. “Àqueles com plantio tardio, podem receber chuvas no momento de enchimento do grão e contribuir para o patamar de uma safra equilibrada em Mato Grosso do Sul”, completa Schmaedecke.
De acordo a empresa Agrinvest Commodities a safra brasileira segue também com quebra, podendo registrar ao final da colheita cerca de 113,18 milhões de toneladas. O volume é de 8 milhões de toneladas a menos que a safra passada. As maiores perdas, por enquanto, estão localizadas no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Últimas Notícias
- Comissão Especial - 07:00 Ato inclui a categoria dos peritos oficiais em nome de comissão temporária
- Pesquisa - 19:26 Inca e Fiocruz vão produzir dados científicos sobre cigarro eletrônico
- Oportunidades - 18:55 Comarca de Três Lagoas seleciona estagiários de Direito
- Meio Ambiente - 18:18 Atvos realiza ações de conscientização para combate às queimadas no Estado
- Senar/MS - 18:01 Estão abertas 310 vagas para Cursos Técnicos presenciais e semipresenciais gratuitos
- Esporte & Lazer - 17:59 Caminhada Passos Pela Vida conscientiza sobre doação de órgão e córneas
- Esporte - 17:58 Brasil goleia Cuba na estreia na Copa do Mundo de futsal: 10 a 0
- Denúncia - 17:38 Fiação causa incêndio e deixa moradore sem energia elétrica
- Nacional - 17:18 Projeto cria programa de moradia para pessoas em situação de rua
- Abastecimento - 16:50 Águas implanta super poços e garante segurança hídrica na Capital