Geral
Em MS, 74 mil receberão a restituição do Imposto de Renda
Consulta ao segundo lote da Retistuição estará disponível a partir das 09h
Sexta-feira, 23 Junho de 2023 - 08:26 | Victória Bissaco

A partir das 09h do horário local, os sul-mato-grossenses contribuintes do Imposto de Renda poderão consultar o segundo dos cinco lotes da restituição do imposto. Nesta segunda remessa, 74 mil residentes do Estado acertam as contas com o Leão da Receita Federal. Ao todo, o valor restituído neste lote ultrapassa R$ 104 mil.
Em Mato Grosso do Sul, foram 596.568 declarações do Imposto de Renda entregues até 31 de maio. Nos primeiros lotes, os contribuintes que receberão a restituição são grupos que possuem prioridade, como idosos, Pessoas com Deficiência (PcDs) física, mental ou moléstia grave e profissionais cuja renda seja o magistério, isto é, professores.
Segundo informações do Governo Federal, a maior parte informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. O primeiro lote de restituição já foi entregue a mais de 53.700 contribuintes de Mato Grosso do Sul.
Como consultar -A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Últimas Notícias
- Mudanças - 07:42 Agetran informa interdição temporária no centro durante operação Limpa Fios neste domingo
- Atenção aos horários - 07:27 Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo
- Saúde - 07:00 Campo Grande realiza plantão de vacinação
- Polícia Militar Ambiental - 18:50 "EcoTroca" acontece neste sábado no Parque Matas do Segredo
- Campo Grande - 18:10 Cliente condenada por injúria contra gerente de pizzaria
- Pesquisa - 17:50 Corumbá é selecionada para estudo nacional sobre efeitos das mudanças climáticas
- Bonito - 17:38 Traficante é detido na "Boca do Chitão" com 1,3 quilos de cocaína
- Natal - 17:00 Prefeitura oferece bate-bate gratuito e Casa do Papai Noel no Natal Encantado de Dourados
- Campo Grande - 16:50 Dupla presa com veículo cheio de itens de contrabando e descaminho
- Natal dos sonhos - 16:31 Praça Ary Coelho reabre com luzes de Natal

