Geral
Em mês de conscientização, médico faz campanha para explicar o lipedema
Estima-se que mais de 10 milhões de mulheres no Brasil tenham a doença e não sabem
Domingo, 23 Junho de 2024 - 13:32 | Redação

Junho é o Mês Mundial da Conscientização do Lipedema, uma doença crônica progressiva confundida com obesidade, causada pelo acúmulo de gordura doente em regiões específicas como braços, pernas e quadris, que atinge cerca de 10 milhões de mulheres no Brasil. Pensando nisso, a ONG Movimento Lipedema - formada pela associação de mulheres portadoras da doença e médicos especialistas – traz a segunda edição da campanha Conheça Lipedema (www.conhecalipedema.com.br) para divulgar as ações gratuitas que acontecerão durante todo o mês de junho, além de informação para todas as mulheres que têm a doença ou querem entender melhor a patologia.
De acordo com Dr. Fábio Kamamoto, hoje em dia se fala mais em lipedema. “Começamos a falar da doença quando ninguém falava. Hoje, vemos muitas famosas indo para as redes comentar sobre o assunto. Felizmente, isto está gerando uma voz importante, porque chancela ainda mais a importância do nosso trabalho. Ainda é uma doença mal diagnosticada, pouco conhecida ainda pela população, mas a cada dia avançamos, especialmente através do nosso braço social, a ONG Movimento Lipedema, que está realizando mais um ano de uma campanha informativa e especial com a presença das embaixadoras Karen Bachini e Amanda Djehdian”, avalia o diretor do Instituto Lipedema Brasil e um dos pioneiros no tratamento cirúrgico da doença, dr. Fábio Kamamoto.

Embaixadoras especiais – Este ano, a influenciadora Karen Bachini assume o papel de embaixadora nacional do Mês Mundial de Conscientização do Lipedema 2024 ao lado da empresária e ex-BBB, Amanda Djehdian, que pelo segundo ano consecutiva assume o papel de ajudar a divulgar informações corretas sobre a doença.
“Orgulho é a palavra. Saber que por tantos anos sofri com dores, lutando com algo invisível e hoje poder ter meu diagnóstico e lutar pela causa. Ano passado já fizemos uma campanha linda e viemos trabalhando arduamente para poder levar informações corretas para o lipedema ser cada vez mais conhecido. A mensagem que deixo para estas milhões de mulheres que tem o lipedema é: “Você é incrível e é capaz. Nesse momento você pode estar lutando com algo que não conhece, mas estamos juntas para poder trazer consciência, tratamentos para todas e esperança, uma vida mais leve e sem dores”, comenta Amanda.
Saiba mais sobre a patologia lipedema no site www.conhecalipedema.com.br.
Últimas Notícias
- MPT-MS - 19:09 Chapadão do Sul condenado por negligência com segurança do trabalho
- Iguatemi - 18:32 Quatro pessoas presas por furto de caminhão no Paraná
- Justiça - 18:00 Ministro pede explicações sobre escolta de Bolsonaro ao hospital
- MPMS - 17:42 Justiça suspende obras no entorno do Parque dos Poderes na Capital
- UFGD - 17:30 FIT 2025: UFGD disponibiliza catálogo com programação dos espetáculos
- Saúde - 17:13 Lula lembra covid e diz que saúde não tem esquerda ou direita
- Aral Moreira - 16:58 Dupla presa por transportar maconha com destino ao interior de SP
- Ditadura - 16:52 Brasil agradece Argentina por identificar pianista vítima da ditadura
- Mega-Sena - 16:10 Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça
- Educação - 15:52 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor