Geral
Em distrito de Três Lagoas, cães passam por exames de leishmaniose
Sábado, 04 Maio de 2019 - 18:18 | Redação
Os moradores do Distrito de Arapuá receberam a visita de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Diretoria de Vigilância e Saneamento, que realizou a coleta de amostras de sangue de cães para controle e diagnóstico de leishmaniose, nesta semana.
No total foram coletadas 26 amostras de sangue de cães de diversos tamanhos. Durante o teste rápido, três amostras deram resultado positivo da doença, porém ainda serão submetidas ao exame denominado de “Elisa” que é um teste imunenzimático que permite a detecção de anticorpos específicos.
Além das coletas, a equipe também distribuiu panfletos para a população local sobre profilaxia de leishmaniose canina, orientou os donos dos pets sobre a posse responsável e sobre identificação e prevenção de animais peçonhentos. “Fizemos esse trabalho a pedido da população local e de Agentes de Saúde, pois havia um caso suspeito que, após exame foi descartado”, finalizou Everton.
Ações - No primeiro trimestre de 2019, o CCZ realizou 843 visitas (orientações e coleta) a imóveis de Três Lagoas e, desse total, coletou 609 amostras de sangue para análise que resultaram em 207 confirmações da leishmaniose canina. “Após o diagnóstico, o proprietário tem o direito de assumir a responsabilidade pelo animal e realizar um novo exame por clínica particular ou iniciar um tratamento”, explicou Everton Otoni, responsável pelo CCZ.
População aninal - Um ponto importante a se destacar é que, de acordo com o último Censo Animal, realizado em 2017, Três Lagoas conta com uma média de 12 mil cães e cerca de 3,5 mil gatos. “Temos uma população animal relativamente grande e isso reforça a necessidade da conscientização das pessoas sobre a posse responsável, pois ter um pet não significa apenas alimentar, mas dar carinho e, acima de tudo, dar assistência veterinária, com vacinas em dia e outros procedimentos necessários para o bem estar dele e da família que o acolhe”, comentou a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento, Georgia Medeiros.
Últimas Notícias
- Poder Judiciário - 13:00 Mutirão Pena Justa revisa mais de sete mil processos em MS
- Poder Judiciário - 12:18 TJMS firma termo inédito para regularização fundiária em áreas da União
- Solidariedade - 11:36 Criada em MS, plataforma social sobrevive de parcerias e não cobra taxas
- Vagas - 11:19 CNU 2025: nova retificação muda quadro de vagas e atribuição de cargos
- Oportunidades - 10:50 Corumbá abre seleção para professores efetivos com bolsa de R$ 1,2 mil
- Diversão e solidariedade - 10:30 Encontro de carros movimenta Capital
- Vacinação Antirrábica - 10:05 Vacinação contra raiva começa em agosto
- Meio ambiente - 09:40 Sementes da memória aproximam visitantes do Bioparque com a natureza
- Oportunidades - 09:32 Corpo de Bombeiros convoca candidatos para teste de aptidão física
- Contrabando - 09:09 PF prende 5 por contrabando no Bairro São Conrado