• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Drones apreendidos pela Receita vão reforçar fiscalização trabalhista

Equipamentos serão utilizados em operações de resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão

Quarta-feira, 07 Maio de 2025 - 08:50 | Redação


Drones apreendidos pela Receita vão reforçar fiscalização trabalhista
(Foto: Divulgação)

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul (SRTE-MS) realizou a entrega de equipamentos doados pela Receita Federal aos auditores fiscais do trabalho. A ação visa fortalecer as fiscalizações no campo e o atendimento à população.

Foram doados 20 celulares, 2 drones e 7 computadores MacBook, todos apreendidos em operações de combate ao contrabando e descaminho. Os equipamentos serão usados pelas equipes que atuam em áreas rurais e também na sede da SRTE-MS e na Sala do Migrante, em Campo Grande.

Segundo o superintendente adjunto Wallace Pacheco, os novos drones serão fundamentais para ampliar a capacidade de fiscalização. “Atualmente, temos duas equipes fixas no campo e apenas um drone em operação. Com esses novos equipamentos, poderemos acessar áreas de difícil alcance com mais segurança e precisão, sem colocar os auditores em risco, especialmente em regiões como o Pantanal”, destacou.

A atuação da SRTE-MS tem sido decisiva no enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão. Em 2024, 130 trabalhadores foram resgatados em 15 propriedades rurais de 10 municípios sul-mato-grossenses, como Corumbá, Caracol, Porto Murtinho, Nova Alvorada do Sul, Aparecida do Taboado e Ribas do Rio Pardo. Eles atuavam em atividades como extração de madeira, produção de carvão, colheita de limão e mandioca, criação de bovinos, entre outras. No ano anterior, foram 87 resgatados, incluindo cinco menores de idade.

Drones apreendidos pela Receita vão reforçar fiscalização trabalhista
(Foto: Divulgação)

Para o delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, a doação representa uma ação concreta de responsabilidade social. “É uma forma de devolver à sociedade materiais que seriam ilegalmente comercializados. Essa parceria entre instituições públicas fortalece o Estado e seus serviços essenciais”.

O delegado-adjunto Henry Tamashiro de Oliveira ressaltou que, além da economia de recursos, a doação também agiliza a modernização das estruturas públicas. “Esses equipamentos são de difícil aquisição por meios tradicionais, e a doação acelera o processo”.

O superintendente regional do Trabalho e Emprego do Estado, Alexandre Cantero, agradeceu à Receita Federal e reforçou a importância da integração entre órgãos públicos. “Essa parceria tem gerado resultados concretos no combate a graves violações trabalhistas e contribui para a melhoria do atendimento à população e o fortalecimento das políticas públicas de emprego.”

Serviço:

Local: Sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de MS – Campo Grande
Contato para entrevistas e informações adicionais:
[email protected] | (67) 99330-2073 (WhatsApp

SIGA-NOS NO Google News