• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Drive-thru para descarte de medicamento

Quinta-feira, 14 Maio de 2020 - 10:35 | Redação


Começou nessa quinta-feira (14) e segue até amanhã o primeiro drive-thru  para descarte correto de medicamentos. A ação do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul é para conscientizar as pessoas do risco da automedicação e também de jogar remédios vencidos no lixo comum. Paralelamente à coleta de medicamentos, a ação também recolhe equipamentos eletrônicos.

Segundo a farmacêutica Monique Zottos, serão dois dias disponíveis para o descarte. O drive-thru foi montado na Rua José Antônio Esquina com Rua Rodolfo José Pinho e funciona das 07h até 12h. As pessoas que acumulam remédios vencidos em casa podem se deslocar até o ponto de coleta que está preparado com recipientes específicos. Os medicamentos serão incinerados logo após o recolhimento e o lixo eletrônico descartado no local adequado.

Monique reforça ainda a importância do descarte correto. “As pessoas que tem costume de jogar o medicamento no lixo que acaba indo para o lixão contaminando o solo e tem aqueles que jogam no vaso sanitário ou pia prejudicando  água que, mesmo tratada, acabando sobrando resíduo", alerta.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio do Instituto Datafolha, em 2019, apurou qual é a forma mais usual de descarte dos medicamentos que sobram ou vencem  e 76% dos entrevistados indicaram maneiras incorretas para a destinação final desses resíduos.  Pelos resultados da pesquisa, a maioria da população descarta sobras de medicamentos ou medicamentos vencidos no lixo comum. Quase 10% afirmaram que jogam os restos no esgoto doméstico (pias, vasos sanitários e tanque).

O levantamento constatou ainda que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros que fizeram uso de medicamentos nos últimos seis meses anteriores ao estudo. Quase metade (47%) se automedica pelo menos uma vez por mês, e um quarto (25%) o faz todo dia ou pelo menos uma vez por semana. 

 

SIGA-NOS NO Google News