Geral
Dourados lidera ranking nacional de inserção de DIU pelo SUS
Município supera grandes capitais e conquista destaque em políticas de planejamento reprodutivo
Sábado, 06 Setembro de 2025 - 11:30 | Welyson Lucas

Dourados alcançou a primeira posição no ranking nacional de inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quando considerada a proporção de procedimentos em relação ao número de mulheres em idade fértil. Os dados são do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB).
Entre janeiro e julho deste ano, foram contabilizadas 516 inserções de DIU nas unidades de saúde do município. O índice representa 0,74% das 69.144 mulheres em idade fértil residentes em Dourados, percentual superior ao registrado em grandes capitais brasileiras, como Rio de Janeiro (0,52%), Brasília (0,47%) e Florianópolis (0,37%).
O resultado reflete investimentos das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde em políticas públicas de planejamento reprodutivo e ampliação do acesso a métodos contraceptivos de alta eficácia.
Para a gerente da Rede Alyne - estratégia nacional do Ministério da Saúde voltada para qualificar a atenção materna e infantil, Mariana Faria, o protagonismo da enfermagem foi fundamental para o desempenho alcançado. Segundo ela, 79% das inserções realizadas na Atenção Primária em Dourados foram feitas por enfermeiros.
“O dado mostra a qualificação da equipe e o compromisso em ampliar o acesso das mulheres ao planejamento familiar”, destacou Mariana.
O planejamento reprodutivo é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) um dos investimentos mais custo-efetivos para os países, trazendo benefícios diretos para a vida das mulheres e impactos positivos na redução de gravidezes não planejadas, abortamentos, evasão escolar e índices de mortalidade materna e infantil.
Em Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde oferece inserção de DIU hormonal, não hormonal e implante subdérmico de etonogestrel em 17 Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atendimento à Mulher (CAM). Para ter acesso ao procedimento, as pacientes devem procurar a unidade de referência e agendar consulta com médico ou enfermeiro.
Considerado reversível, de longa duração e alta eficácia, o DIU é recomendado inclusive para adolescentes como estratégia de prevenção de gestações não planejadas. A liderança nacional conquistada por Dourados reforça o compromisso da gestão municipal em garantir o direito ao planejamento reprodutivo e ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade.
Últimas Notícias
- Projeto de Lei - 12:19 Senadores votam regras para registro de terras em área de fronteira
- Investimentos - 11:30 Governo de Mato Grosso do Sul lança três licitações para obras em Ladário e Juti
- Campo Grande - 10:50 Refis 2025 começa em 5 de Novembro
- Emergência - 10:38 190 e 193 ficam fora do ar
- Campanha - 10:18 Sefaz celebra Dia do Servidor com ação
- Educação - 09:58 Prefeitura lança edital para construir Escola de Tempo Integral na Capital
- Pelo segundo ano consecutivo - 09:33 Bonito é destaque nacional como melhor destino de ecoturismo
- Feriado - 09:05 Tarifa no feriado será R$2
- Trabalhador - 08:40 Funsat oferece 1.430 vagas de emprego nesta terça-feira em Campo Grande
- Saúde - 08:30 Um mês da crise do Metanol

