Geral
Dourados inicia atualização do Plano Municipal de Assistência Social
Secretaria Municipal de Assistência Social abre consulta pública para elaboração do PMAS dos próximos quatro anos
Domingo, 05 Outubro de 2025 - 14:47 | Redação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) inicia a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) para o período de 2026 a 2029. Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), conselheiros municipais e a comunidade em geral podem contribuir na elaboração deste importante instrumento para a política de assistência social.
Para participar, o interessado deve acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSejldr20SyheBJkeLKaHVWYVULdR-3r9wH6JPWkZ4_8LbKAbw/viewform e responder ao questionário. É simples e rápido! O prazo de preenchimento do questionário, com pouco mais de 20 questões, é dia 7 de outubro de 2025.
O Plano Municipal de Assistência Social é um instrumento estratégico de planeamento da política de assistência social no município, com validade de quatro anos, que organiza e norteia a execução dos serviços, programas, projetos e benefícios com base nas necessidades da população e nas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social.
A secretária de Assistência Social Shirley Flores Zarpelon chama a atenção para a necessidade da atualização do Plano Municipal de Assistência Social e alerta que o prazo estipulado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para a entrega deste instrumento é 28 de novembro de 2025. “É uma oportunidade para os trabalhadores do SUAS, conselheiros municipais e a comunidade em geral contribuir na elaboração deste importante instrumento para a política de assistência social”, observa a secretária.
Shirley Zarpelon explica ainda que o PMAS é como um mapa que orienta o município sobre onde investir, como atuar e de que forma alcançar as famílias que mais precisam. “Ele ajuda a transformar direitos em realidade”, pontua.
Com a aprovação e implementação do PMAS, os municípios reafirmam seu compromisso com a proteção social, o combate às desigualdades e a promoção de uma sociedade mais justa. “O plano é um compromisso com os que mais precisam. Planejar é garantir que ninguém fique para trás”, conclui a secretária.
Elaborado para um período de quatro anos, o plano deve ser construído com participação social, incluir um diagnóstico da realidade local e ser aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Além de ser fundamental para a organização dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, o PMAS serve como requisito para o recebimento de recursos federais e estaduais
Últimas Notícias
- Bioma - 17:21 Exposição em Museu da Capital chama atenção para queimadas no Pantanal
- Mobilidade Urbana - 16:50 Agetran realizará intervenção no Trevo Imbirussu nesta segunda-feira
- Prevenção - 16:30 Operação Ação Metanol 2 acende alerta em bares e casas noturnas
- Câmara Municipal - 16:16 Audiência debate melhorias na rede de proteção à criança e ao adolescente
- Funprev - 15:45 Aposentados e pensionistas devem fazer prova de vida digital até o dia 20
- Oportunidades - 15:19 Funsat promove ações de empregabilidade durante o mês de outubro
- Prefeitura - 14:47 Dourados inicia atualização do Plano Municipal de Assistência Social
- Saúde - 14:19 Metanol: Entenda como é feita a análise de bebidas adulteradas
- Empreendedorismo - 13:50 Funsat oferece curso gratuito de mentoria para empreendedores
- Saúde Pública - 13:00 MS tem cinco suspeitas de intoxicação