Geral
Dourados fechou ano com registro de 84 acidentes com animais peçonhentos
Prevenção com algumas medidas gerais reduz o risco, segundo o Núcleo de Imunização
Segunda-feira, 02 Janeiro de 2023 - 08:39 | Redação

A SEMS (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do Núcleo de Imunização, divulgou balanço dos registros dos acidentes envolvendo animais peçonhentos em Dourados. Animais peçonhentos são aqueles que produzem veneno e têm condições naturais para injetá-lo em presas ou predadores.
De acordo com o balanço, o município notificou em 2022 cerca de 84 (oitenta e quatro) acidentes com animais peçonhentos, sendo distribuídos da seguinte forma: 18 casos envolvendo serpentes; quatro casos envolvendo aranhas; 54 casos envolvendo escorpiões; três casos envolvendo abelhas; um caso envolvendo taturana e quatro casos envolvendo animais não identificado.
Prevenção - O risco de acidentes com animais peçonhentos pode ser reduzido tomando algumas medidas gerais e bastante simples para prevenção: como por exemplos: usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las;
 
afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários;
não acumular entulhos e materiais de construção; limpeza regular de casa, do quintal e dos terrenos baldios.

Fui picado, o que fazer?
– Procure atendimento médico imediatamente.
– Informe ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como: tipo de animal, cor, tamanho, entre outras.
– Se possível, e caso tal ação não atrase a ida do paciente ao atendimento médico, lave o local da picada com água e sabão (exceto em acidentes por águas-vivas ou caravelas), mantenha a vítima em repouso e com o membro acometido elevado até a chegada ao pronto
Não faça, em hipótese alguma: torniquete ou garrote; não fure, corte, esprema ou faça sucção no local da picada; não coloque folhas, pó de café, pomadas, fumo ou urina no local da picada; não tome nem aplique bebidas alcoólicas no local.
SERVIÇO – Se encontrar um escorpião em casa, ligue para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) no 3411-7753 para receber orientações.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:17 Dois são presos como batedores de carro com 152 kg de drogas
 - Vítima fatal - 17:50 Pintor morre em acidente em rodovia
 - Nova Andradina - 17:37 Vídeo: Namorada descobre mensagens e golpeia namorado com canivete
 - Campo Grande - 17:12 Veja os horários de atendimento nas repartições após redução de expediente
 - Sorte - 16:58 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões nesta terça-feira
 - Oportunidades - 16:32 Faculdade Insted sedia treinamento gratuito sobre ferramentas da Meta
 - Procura-se - 16:00 Polícia Civil procura "Paraguai" após tentativa de homicídio
 - Moradia - 15:52 Inscrições para o Residencial Antártica terminam às 23h59 desta segunda
 - Clima - 15:30 Mais de 1,1 milhão de raios em 24h
 - Campo Grande - 15:00 Flanelinhas cobram em área pública
 

