• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Documentário sobre vida universitária ganha sessão no MIS da Capital

Com direção do aquidauanense Essi Rafael, As Quatro Estações da Juventude chega no Museu da Imagem e do Som em 17 de Setembro

Quinta-feira, 11 Setembro de 2025 - 10:35 | Redação


Documentário sobre vida universitária ganha sessão no MIS da Capital
(Foto: Divulgação)

Depois de estrear nacionalmente em maio deste ano e de integrar a programação de festivais fora do Brasil ao longo de 2024 e 2025, o documentário As Quatro Estações da Juventude ganha sessão especial em Campo Grande, no dia 17 de setembro, às 19h, no Museu da Imagem e do Som. Após a sessão, haverá debate com a presença do diretor Essi Rafael, do músico Leo Copetti e de estudantes da UFMS. A entrada é gratuita. 

O filme registra a história de estudantes da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) ao longo de uma década, do trote aos questionamentos sobre a formação que cada um escolheu para si. Em uma narrativa que se estende por vários anos, o espectador testemunha diversas transformações nos personagens, que vão da alegria por ingressarem na universidade ao medo, desesperança e luta pela educação pública brasileira.

O roteiro retrata a vida dos estudantes, seus relacionamentos e seus primeiros passos profissionais, mas também aborda o contexto ao qual ela acontece. Implementação de cotas sociais e raciais, retração de investimento público na educação, e greves nas universidades são alguns dos temas que perpassam a narrativa. Nas palavras de Essi Rafael, as transformações políticas e sociais do país compõem o pano de fundo do documentário: “A ideia foi trazer para o filme um pouco do que essa geração de jovens dos anos 2010 enfrentou em sua trajetória da universidade até a vida adulta”.

Produção sul-matogrossense - A produção é o primeiro longa-metragem da Casa de Cinema de Aquidauana e tem coprodução da LPB Content e Taus Audiovisuais. O filme ainda conta com trilha original do produtor e compositor Leo Copetti, que reside em Campo Grande. 

Trajetória internacional - O longa começou sua turnê em 5 de junho de 2024, na 64ª edição do Zlin Film Festival, tradicional festival europeu sobre juventude, na República Tcheca. Em 22 do mesmo mês, seguiu viagem para a Filadélfia para concorrer aos principais prêmios do Philadelphia Latino Arts & Film Festival (PHLAFF), evento que historicamente dá destaque para a cinematografia latino-americana nos EUA.

Documentário sobre vida universitária ganha sessão no MIS da Capital
(Foto: Divulgação)



No Brasil, a estreia do filme ocorreu no Bonito CineSur, maior festival de cinema do Mato Grosso do Sul, em julho de 2024, ocasião em que o filme recebeu o prêmio do júri popular na mostra de filmes sul-matogrossenses.

Em setembro, foi a vez da obra desembarcar no Canadá. O diretor Essi Rafael concorreu ao prêmio de Novos Diretores na 22ª edição do Vancouver Latin American Film Festival. O documentário também contou com exibições na Austrália, na Turquia e no Uruguai.

Em março de 2023, o filme havia ganho o prêmio WIP Puerto Lab para filmes em finalização no Festival Internacional de Cinema de Cartagena (FICCI), na Colômbia. Além de tradicional, é o evento mais antigo do gênero na América Latina.

Núcleo de Distribuição Cinema do Interior - O lançamento de As Quatro Estações da Juventude integra o projeto Núcleo de Distribuição Cinema do Interior, realizado através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Paulo Gustavo via Ministério da Cultura e Governo Federal.

Com coordenação geral do produtor Lucas Pelegrino, vem exibindo produções em salas de cinema tradicionais e alternativas de quatro filmes realizados no interior paulista. O filme de Essi Rafael, uma coprodução entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, foi rodado na cidade de São Carlos. 

Além deste documentário, fazem parte da coleção: “Estranhas Cotoveladas”, “Ivan” e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”.

“A missão é  ativar o circuito exibidor no interior para os filmes feitos no interior. Além das salas de cinema tradicionais de shopping e cinemas de rua, temos uma proposta de distribuição de impacto trabalhando as temáticas de cada filme onde eles podem realmente provocar conversas: universidades, bibliotecas, centros de cultura”, conclui Pelegrino, sócio-fundador da LPB Content e produtor do documentário.

Documentário sobre vida universitária ganha sessão no MIS da Capital
Diretor Essi Rafael (Foto: Divulgação)

Serviço:

Exibição do filme As Quatro Estações da Juventude

Data: 17 de Setembro, às 19h

Local: Museu da Imagem e do Som de Campo Grande (Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Vila Carvalho, Campo Grande) 

Bate-papo com Essi Rafael, diretor do filme, Leo Copetti, compositor da trilha sonora, e estudantes da UFMS

Entrada Gratuita

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  mis  cinema  universitarios  documentario