Geral
Documentário sobre vida universitária ganha sessão no MIS da Capital
Com direção do aquidauanense Essi Rafael, As Quatro Estações da Juventude chega no Museu da Imagem e do Som em 17 de Setembro
Quinta-feira, 11 Setembro de 2025 - 10:35 | Redação

Depois de estrear nacionalmente em maio deste ano e de integrar a programação de festivais fora do Brasil ao longo de 2024 e 2025, o documentário As Quatro Estações da Juventude ganha sessão especial em Campo Grande, no dia 17 de setembro, às 19h, no Museu da Imagem e do Som. Após a sessão, haverá debate com a presença do diretor Essi Rafael, do músico Leo Copetti e de estudantes da UFMS. A entrada é gratuita.
O filme registra a história de estudantes da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) ao longo de uma década, do trote aos questionamentos sobre a formação que cada um escolheu para si. Em uma narrativa que se estende por vários anos, o espectador testemunha diversas transformações nos personagens, que vão da alegria por ingressarem na universidade ao medo, desesperança e luta pela educação pública brasileira.
O roteiro retrata a vida dos estudantes, seus relacionamentos e seus primeiros passos profissionais, mas também aborda o contexto ao qual ela acontece. Implementação de cotas sociais e raciais, retração de investimento público na educação, e greves nas universidades são alguns dos temas que perpassam a narrativa. Nas palavras de Essi Rafael, as transformações políticas e sociais do país compõem o pano de fundo do documentário: “A ideia foi trazer para o filme um pouco do que essa geração de jovens dos anos 2010 enfrentou em sua trajetória da universidade até a vida adulta”.
Produção sul-matogrossense - A produção é o primeiro longa-metragem da Casa de Cinema de Aquidauana e tem coprodução da LPB Content e Taus Audiovisuais. O filme ainda conta com trilha original do produtor e compositor Leo Copetti, que reside em Campo Grande.
Trajetória internacional - O longa começou sua turnê em 5 de junho de 2024, na 64ª edição do Zlin Film Festival, tradicional festival europeu sobre juventude, na República Tcheca. Em 22 do mesmo mês, seguiu viagem para a Filadélfia para concorrer aos principais prêmios do Philadelphia Latino Arts & Film Festival (PHLAFF), evento que historicamente dá destaque para a cinematografia latino-americana nos EUA.

No Brasil, a estreia do filme ocorreu no Bonito CineSur, maior festival de cinema do Mato Grosso do Sul, em julho de 2024, ocasião em que o filme recebeu o prêmio do júri popular na mostra de filmes sul-matogrossenses.
Em setembro, foi a vez da obra desembarcar no Canadá. O diretor Essi Rafael concorreu ao prêmio de Novos Diretores na 22ª edição do Vancouver Latin American Film Festival. O documentário também contou com exibições na Austrália, na Turquia e no Uruguai.
Em março de 2023, o filme havia ganho o prêmio WIP Puerto Lab para filmes em finalização no Festival Internacional de Cinema de Cartagena (FICCI), na Colômbia. Além de tradicional, é o evento mais antigo do gênero na América Latina.
Núcleo de Distribuição Cinema do Interior - O lançamento de As Quatro Estações da Juventude integra o projeto Núcleo de Distribuição Cinema do Interior, realizado através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Paulo Gustavo via Ministério da Cultura e Governo Federal.
Com coordenação geral do produtor Lucas Pelegrino, vem exibindo produções em salas de cinema tradicionais e alternativas de quatro filmes realizados no interior paulista. O filme de Essi Rafael, uma coprodução entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, foi rodado na cidade de São Carlos.
Além deste documentário, fazem parte da coleção: “Estranhas Cotoveladas”, “Ivan” e “Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca”.
“A missão é ativar o circuito exibidor no interior para os filmes feitos no interior. Além das salas de cinema tradicionais de shopping e cinemas de rua, temos uma proposta de distribuição de impacto trabalhando as temáticas de cada filme onde eles podem realmente provocar conversas: universidades, bibliotecas, centros de cultura”, conclui Pelegrino, sócio-fundador da LPB Content e produtor do documentário.

Serviço:
Exibição do filme As Quatro Estações da Juventude
Data: 17 de Setembro, às 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Campo Grande (Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Vila Carvalho, Campo Grande)
Bate-papo com Essi Rafael, diretor do filme, Leo Copetti, compositor da trilha sonora, e estudantes da UFMS
Entrada Gratuita
Últimas Notícias
- Economia - 14:32 Programa dá desconto na conta de luz
- Saúde Pública - 14:00 Cidade de MS sofre infestação de pernilongos
- Saúde Pública - 13:50 Samu Indígena completa um mês com 150 atendimentos, média de 5 por dia
- Solidariedade - 13:32 Asilo São João Bosco recebe doação de alimentos do Grupo Pereira
- Literatura - 13:19 Novo livro de Sérgio Cruz tem noite de autógrafos na Semana Farroupilha
- Educação - 12:18 Inep disponibiliza cadernos de provas do Enade Licenciaturas de 2024
- Charge - 12:00 Com 290 milhões de operações, Pix bate novo recorde de transações
- Cultura - 11:58 Após seis anos, Universidade volta a realizar Festival Internacional de Teatro
- Energia sustentável - 11:12 96% da energia consumida pelos restaurantes McDonald’s são de fontes renováveis
- Oportunidades - 10:52 Confira cinco dicas para estudar atualidades para o Enem