• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Documentário sobre a história de Sidrolândia será lançado nesta quinta

No conteúdo do filme há entrevistas com historiadores, personalidades, moradores e material de arquivo histórico

Quinta-feira, 17 Outubro de 2024 - 08:31 | Redação


Documentário sobre a história de Sidrolândia será lançado nesta quinta
Marinete Pinheiro e o diretor de fotografia Israel (Foto: Divulgação)

A história sobre a criação da cidade de Sidrolândia, e seu processo de desenvolvimento ao longo de 70 anos, está sendo contada no filme documentário com duração de 30 minutos que foi dirigido pela cineasta Marineti Pinheiro, com pesquisa e co-direção do psicólogo, e colecionador de objetos e histórias, Patrick Barbosa.  

No conteúdo do filme há entrevistas com historiadores, personalidades, moradores e muito material de arquivo histórico que pertence ao Patrick. “Foi uma surpresa maravilhosa todo o acervo que ele tem e preserva de forma muito organizada por paixão. Além de fotos ele guarda objetos raros históricos da cidade, como o primeiro telefone, ou seja, ele tem um mini museu em sua casa que foi uma contribuição ímpar para contar o filme ”, comentou Marineti.

O processo de realização teve outra boa surpresa para a cineasta que foi a descoberta de uma música, utilizada como trilha sonora, que a cantora Delinha e seu segundo marido Jairo compuseram, exclusivamente, para a cidade intitulada “Recordando Sidrolândia”.

Documentário sobre a história de Sidrolândia será lançado nesta quinta
(Foto: Arquivo)

 Um rasqueado que tem entre os versos.... “Entre campos e rios nasceu nessa terra, na falda da serra uma linda cidade, hoje é Sidrolândia retratando o amor do seu fundador Sidronio de Andrade... Sidrolândia, orgulho do meu estado, por você sou apaixonado, região onde me criei. Sidrolândia, cidade sul-grossense, meus versos a você pertence, sou sidrolandense aqui morrerei".... e segue citando na letra os nomes de muitos fundadores. 

A exibição será nesta quinta-feira (17/10) às 20h, na Escola Sidrônio Antunes de Andrade, e é aberta ao público. “Simbólico lançar o filme, que tem um caráter histórico e educativo, na escola que leva o nome do fundador da cidade. Já exibimos o filme na escola do assentamento Eldorado II, e também na escola Porfíria Lopes Nascimento, e foi lindo. Na próxima semana o material que foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo/Audiovisual/Governo Federal, já estará disponível no Youtube, com link na página da Sonhares Filmes no Instagram", finaliza Marineti.

SIGA-NOS NO Google News