Geral
Documentário 'O arqueólogo da música' será lançado na Capital
Carlos Luz há 24 anos faz um trabalho voluntário feito com paixão de quem ama música e raridades
Quarta-feira, 26 Março de 2025 - 15:34 | Redação

A memória fonográfica de Mato Grosso do Sul vem sendo preservada por Carlos Luz há 24 anos, um trabalho voluntário feito com paixão de quem ama música, raridades, preservação e a busca pela memória, em especial, nos formatos físicos. São discos de vinil, CDs, DVDs, capas que contam histórias, e outros itens que compõem, agora, a obra cinematográfica que será lançada na próxima quinta-feira (27).
“Sempre fiz parte de filmes colaborando com materiais, ou dando entrevistas, e desta vez eu sou o protagonista com meu trabalho de preservação da música, então, estou muito feliz com esse filme”, comemora Carlos Luz.
Dirigido pela cineasta Marineti Pinheiro e pelo Diretor de Fotografia Carlos Wagner a obra tem diversos convidados como Mansão da dupla com Castelo, Lenilde Ramos, Jerry Espíndola, Bola, Rodrigo Teixeira e Moacir Lacerda do Grupo Acaba.
“A primeira pessoa que mencionou o trabalho do Carlos Luz como arqueológico, inclusive citado a matéria prima do disco de vinil, foi o professor Gilson Martins, arqueólogo de formação que como outras pessoas do estado, e me incluo, tem grande admiração pela dedicação e pela pessoa do Carlos Luz. Muitos artistas do estado só tem suas obras musicais preservadas por conta dele, assim temos um merecidíssimo documentário”, comentou Marineti.

Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura de Campo Grande, o documentário tem uma poética visual, utilizando a cidade como cenário e revelando o cantinho particular onde Carlos Luz guarda toda raridade da música do estado, além do Museu da Imagem e do Som onde parte do material é salvaguardado.
“A direção de fotografia busca essa harmonia entre o ambiente interno (casa do Carlos e o MIS) e o externo pela beleza da cidade, e como ele faz um trabalho de levar a música para as feiras, pensamos nesse ambiente onde a música encontra seu destino, o público”, comentou Carlos Wagner.
Serviço:
Lançamento do documentário “O arqueólogo da Música de Campo Grande”
Data: 27 de Março
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177 – Centro.

Últimas Notícias
- Itahum - 18:04 Pecuarista foragido após matar vizinho
- Corumbá - 17:50 Monitorado por tornozeleira por descumprir medidas protetivas
- Educação - 17:30 Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho
- Política - 17:00 Pleito antecipado elege Mesa Diretora da Câmara para biênio 2027-2028
- Solidariedade - 16:54 Musicista pede doações para bancar cirurgia
- Prejuízo de R$ 100 mil - 16:44 Trio é preso em Operação Última Forma
- Poder Judiciário - 16:01 TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre
- PRF - 15:49 Carga de milho esconde 2,2 toneladas de maconha
- Poderes - 15:39 Deputados aprovam LDO que prevê R$ 27 bilhões para 2026 em MS
- Condenação - 15:10 Réu por estuprar idosa é condenado