• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Documentário alerta sobre pedofilia no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual

"A Voz dos Inocentes" dá luz ao tema em Campo Grande (MS) e no mundo, disponível no YouTube

Domingo, 18 Maio de 2025 - 07:37 | Redação


Documentário alerta sobre pedofilia no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual
(Foto: Divulgação)

Vídeo documentário intitulado "A Voz dos Inocentes" será lançado no Youtube neste domingo (18), às 8 horas, reforçando alerta da Campanha Maio Laranja e ressaltando a existência de uma rede de pedofilia em Campo Grande (MS) e no mundo.

O material denuncia, traz depoimentos e informações de especialistas em relação a violência física e psicológica, além da exploração sexual de crianças e adolescentes. A produção independente promete impactar o país a dar destaque aos relatos de abusos de crianças e adolescentes em locais que deveriam protegê-los: nos lares e escolas.

Documentário serve de alerta sobre crimes sexuais contra menores

Crianças e adolescentes também estão expostas a crimes com fins lucrativos como compartilhamento de imagens e até prostituição. O vídeo documentário convida pais e autoridades no assunto para debater sobre as realidades vividas sobre os abusos. Entre os entrevistados estão a advogada Janice Andrade; a médica pediatra, Amanda Coutinho; a psicóloga, Emília Luna; a Coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul (UNCME), Alelis Gomes e o Diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Leandro Basmage.

No Brasil, entre 2021 e 2023, foram registrados 164.199 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes até 19 anos. Estudo foi divulgado recentemente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O estudo faz parte da 2ª edição do relatório 'Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil' e revela que, no ano de 2023, houve a média de uma ocorrência a cada 8 minutos.

Os relatos vindos de Campo Grande (MS) são de casos graves em uma escola que, apesar das denúncias das mães para os abusos sofridos pelos filhos, um dos casos foi arquivado precocemente, ignorando e desqualificando o depoimento da vítima e da mãe, que percebeu indícios do crime de exploração sexual e abusos, além dos profissionais de psicologia e pediatria que corroboram a denúncia. 

O caso não é isolado, pois, mesmo diante das notificações, as estatísticas são alarmantes. Já em São Paulo, outra mãe também compartilha da dor, com traumas emocionais que se estendem a toda família. Casos de violência contra menores não escolhem local nem classe social, sendo possível ver no documentário, tanto escolas públicas quanto particulares tem denúncias e infelizmente dentro de casa, quando familiares praticam os abusos.

É possível conferir no vídeo documentário que o ambiente virtual também facilitam os abusos, com o uso de inteligência artificial e o avanço das tecnologias. Além de apontar a ameaça, 'A voz dos Inocentes' quer provocar a reflexão de como podemos identificar, prevenir e enfrentar essas situações e incentivar que a sociedade assuma responsabilidade na proteção dos vulneráveis.

O vídeo documentário será disponibilizado no YouTube neste domingo (18), a partir das 8 horas, assista aqui.

SIGA-NOS NO Google News