Geral
Docente da UEMS tem livro como base em matéria do The New York Times
Professor Rogério da Palma é autor de obra sobre racismo após a abolição no Brasil
Quinta-feira, 26 Dezembro de 2024 - 11:19 | Redação

No último dia 05 de dezembro (quinta-feira), a obra do docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Rogério da Palma, "Racismo e Liberdade: Relações inter-raciais e a construção da (sub)cidadania negra" foi usada como uma das bases de reportagem publicada no jornal estadunidense The New York Times, com o título "O que 5 milhões de brasileiros têm em comum? Um nome com um passado sombrio".
O texto do Times explana sobre a origem do significado do sobrenome SILVA e sua importância para a época em que começou a ser usado no Brasil, como também destaca como ele é muito presente entre a população brasileira atual, tanto que SILVA faz parte do nome de pessoas conhecidas como o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, o lutador de MMA, Anderson Silva, o famoso jogador brasileiro de futebol, Neymar da Silva Santos Júnior.
Mais presente ainda está no dia a dia de 5 milhões de outros brasileiros, como da Marcelle da Silva Oliveira, que viveu época de se envergonhar do seu sobrenome SILVA devido ao histórico familiar de muito sofrimento e humilhação. No entanto, após mudar sua percepção decidiu acolher sua história e levou o SILVA também para os nomes dos seus filhos.
A partir do livro do professor Rogério da Palma entende-se que o pertencer do passado, que ligava o sobrenome SILVA a ser escravo e pertencer a um rico proprietário de terras, hoje ganha nova identidade, nas palavras de Marcelle, "SILVA é sinal de sobrevivência".
Conheça a trajetória do professor Rogério da Palma
Graduou-se em Ciências Sociais (2007) pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado (2010) e doutorado (2014) em Sociologia pela mesma instituição. Através de uma bolsa de doutorado sanduíche ofertada pela CAPES, foi Visiting Scholar na University of Michigan (EUA) durante o ano de 2013.
Desde 2015 é docente adjunto da UEMS, fazendo parte dos seguintes cursos da instituição: Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais (Unidade de Paranaíba), Licenciatura em Ciências Sociais (EAD), ProfHIstória (Unidade de Campo Grande - mestrado e doutorado) e ProfSocio (Unidade de Paranaíba - mestrado). Também integra o Núcleo de pesquisa em democracia, políticas públicas e desenvolvimento e o OBSERVA-MS, ambos da UEMS.
Você pode acessar a reportagem completa em português ou inglês nos link abaixo:
Últimas Notícias
- Museus - 15:07 Sistema de Museus amplia cadastro e fortalece rede de memória em MS
- Tentativa de homicídio - 14:57 Mulher escapa de "tribunal do crime" e quatro são presos em MS
- Nova Andradina - 14:32 Sobrevivente do acidente na MS-480 recebe alta de hospital
- Pescaria - 14:00 Aos 13 anos, menino pesca super pintado em MS
- Economia - 13:50 Agência da Energisa abre neste sábado para negociação de contas em atraso
- Oportunidades - 13:31 Cursos gratuitos de idiomas em MS
- Inovação - 13:00 Pecuária de MS avança com ciência e sustentabilidade
- Legislativo - 12:19 ALEMS aprova campanha de conscientização sobre climatério e menopausa
- Direitos - 11:55 MPMS firma acordo para agilizar resposta a denúncias do Ligue 180
- Educação - 11:37 Confira cinco dicas essenciais para a reta final para o Enem

