Geral
Docente da UEMS tem livro como base em matéria do The New York Times
Professor Rogério da Palma é autor de obra sobre racismo após a abolição no Brasil
Quinta-feira, 26 Dezembro de 2024 - 11:19 | Redação

No último dia 05 de dezembro (quinta-feira), a obra do docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Rogério da Palma, "Racismo e Liberdade: Relações inter-raciais e a construção da (sub)cidadania negra" foi usada como uma das bases de reportagem publicada no jornal estadunidense The New York Times, com o título "O que 5 milhões de brasileiros têm em comum? Um nome com um passado sombrio".
O texto do Times explana sobre a origem do significado do sobrenome SILVA e sua importância para a época em que começou a ser usado no Brasil, como também destaca como ele é muito presente entre a população brasileira atual, tanto que SILVA faz parte do nome de pessoas conhecidas como o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, o lutador de MMA, Anderson Silva, o famoso jogador brasileiro de futebol, Neymar da Silva Santos Júnior.
Mais presente ainda está no dia a dia de 5 milhões de outros brasileiros, como da Marcelle da Silva Oliveira, que viveu época de se envergonhar do seu sobrenome SILVA devido ao histórico familiar de muito sofrimento e humilhação. No entanto, após mudar sua percepção decidiu acolher sua história e levou o SILVA também para os nomes dos seus filhos.
A partir do livro do professor Rogério da Palma entende-se que o pertencer do passado, que ligava o sobrenome SILVA a ser escravo e pertencer a um rico proprietário de terras, hoje ganha nova identidade, nas palavras de Marcelle, "SILVA é sinal de sobrevivência".
Conheça a trajetória do professor Rogério da Palma
Graduou-se em Ciências Sociais (2007) pela Universidade Federal de São Carlos. Possui mestrado (2010) e doutorado (2014) em Sociologia pela mesma instituição. Através de uma bolsa de doutorado sanduíche ofertada pela CAPES, foi Visiting Scholar na University of Michigan (EUA) durante o ano de 2013.
Desde 2015 é docente adjunto da UEMS, fazendo parte dos seguintes cursos da instituição: Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais (Unidade de Paranaíba), Licenciatura em Ciências Sociais (EAD), ProfHIstória (Unidade de Campo Grande - mestrado e doutorado) e ProfSocio (Unidade de Paranaíba - mestrado). Também integra o Núcleo de pesquisa em democracia, políticas públicas e desenvolvimento e o OBSERVA-MS, ambos da UEMS.
Você pode acessar a reportagem completa em português ou inglês nos link abaixo:
Últimas Notícias
- Mercado de trabalho - 18:09 Hoje é Dia do Estagiário: veja quais posturas ajudam na efetivação
- Procura-se - 17:52 Autor da morte de Victória está foragido
- Nova Andradina - 17:35 Ataque de abelhas mata animais em Nova Andradina
- Nova Andradina - 17:09 Julgamento de feminicídio ocorrido em 2023 será nesta terça-feira
- Proteção a criança - 16:49 Congresso analisa esta semana projetos para proteger infância na rede
- Saúde - 16:35 STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por religião
- Meio ambiente - 16:12 Brasil expressa preocupação com debate internacional sobre plásticos
- DHPP - 15:47 Terceiro envolvido é preso pela morte de mulher a facadas em 2024
- Cultura - 15:30 Campo Grande recebe pesquisa inédita sobre hábitos culturais no dia 20
- Saúde Pública - 15:03 Com surto na Bolívia, cidade de MS faz busca ativa contra o sarampo