• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record

Dia D de combate ao abandono de animais

O Dia D do Dezembro Verde movimentou a sede do Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal (CCZ) neste sábado (07). A campanha alerta para o combate ao abandono de animais. Durante a ação, que aconteceu durante todo o dia, foram entregues brindes, promovidas diversas atividades para crianças e filhotes de cães e gatos foram disponibilizados para a adoção.

A ação acontece começou às 09 horas e cerca de 80 animais estavam disponíveis para adoção, sendo 30 filhotes de cães e a mesma quantidade de gatos e 10 adultos de cada espécie. A mobilização acontece como marco principal da campanha Dezembro Verde, que visa alertar a população sobre o aumento de casos de abandono de animais.

O abandono de animais, seja em lugares fechados, onde não há estrutura suficiente de alimentação e abrigo, ou deixar na rua, é considerado crime. Em caso de condenação a pena varia de seis meses a um ano de detenção, podendo aumentar de um sexto a um terço em caso de morte do animal.

Mensalmente o CCZ recebe entre 200 e 250 animais, o que não significa que todos são vítimas de abandono, já que animais perdidos também são encaminhados para o centro. Durante todo o mês, o órgão promoverá palestras, blitze e ações de conscientização, usando materiais informativos – como cartazes e panfletos – além de realizar diversas atividades lúdicas relacionadas ao tema.

Dezembro Verde - Em Mato Grosso do Sul, a campanha Dezembro Verde foi instituída através de Lei de autoria do deputado Lucas de Lima e sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja. A campanha tem o objetivo de conscientizar a população de que o abandono é crime, além de ser um ato cruel que pode condenar o animal à morte.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas no Brasil, destes 20 milhões são cachorros e 10 milhões são gatos.