Geral
Desvio de alimentos
Quarta-feira, 09 Outubro de 2019 - 11:40 | Redação
A Polícia Federal deflagrou a Operação Pesticida que investiga fraudes no Programa Fome Zero. De acordo com o delegado Iuri de Oliveira quatros cooperativas em quatro cidades do Estado tem suspeita de fraudes documentais.
Conforme o superintendente da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul, Cleo Mazzotti, os atos fraudulentos teriam ocorrido entre os anos de 2011 e 2016, com envolvimento de representantes de cooperativas ou associações sediadas nos municípios de Terenos, Bodoquena, Caracol, Jardim e servidores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além de representantes municipais do PAA em Corumbá.
De acordo com as investigações, durante cinco anos mais de R$ 3 milhões foram repassados pelo Governo Federal para cooperativas. Só em Jardim mais de 85% dos recursos foram desviados. A operação continua e outras cooperativas serão investigadas. Cinco mandados de busca e apreensão foram expedidos, até o momento seis testemunhas foram ouvidas e nove ordens de afastamento de servidores da Conab foram solicitadas.
A PF e a CGU verificaram casos de cadastramentos no programa em nome de produtores que desconheciam o fato ou lastreados em propriedades rurais que não tinham capacidade produtiva. Também foram descobertas simulação na entrega de produtos às associações ou cooperativas e delas para as entidades destinatárias dos alimentos, obtendo-se da Conab a liberação de valores correspondentes à aquisição de produtos não entregues. O esquema contaria com a participação e conivência de agentes públicos.
Últimas Notícias
- Brics - 18:35 Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro
- Encontro - 18:10 Governo de MS promove 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica
- Ataques - 17:50 Secretaria da Mulher aciona corregedoria após novos insultos a Marina
- "UFC Campão" - 17:45 Lutas clandestinas na Capital são investigadas
- Política - 17:30 'Segura o André!': Sessão na Câmara tem gritos e confusão; veja vídeo
- Com cinco rajadas - 17:00 Jovem é executado a tiros de munição restrita
- Polícia Rodoviária Federal - 16:50 Carga de prata é apreendida sem documentação
- Concurso Público Nacional Unificado - 16:30 CNU 2025 tem mais de 100 mil inscritos em menos de 24 horas
- Doenças respiratórias - 16:10 Pesquisa aponta alta de internação por doenças respiratórias de não-vacinados
- Política - 16:00 LDO da Capital é aprovada com 275 emendas dos vereadores