Geral
Defesa Civil monitora alagamentos e quedas de árvores em MS
Terça-feira, 26 Fevereiro de 2019 - 17:33 | Redação
Chuvas fortes com alagamentos na Capital e em Batayporã e quedas de árvores em Mundo Novo foram registrados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil desde segunda-feira (25.2).
Hoje (26.2), choveu 40 mm em Batayporã e algumas ruas da área central ficaram alagadas. O nível d’água na Lagoa do Sapo subiu, mas ela não chegou a transbordar.
Em Campo Grande, alagamentos em vários pontos foram registrados e a Defesa Civil do Estado mandou alertas para os celulares cadastrados pedindo para a população evitar áreas alagadas na ruas Jintoku Minei, Rachid Neder e Joaquim Murtinho. Ruas viraram rios e a água invadiu carros e casas.
Para evitar tragédias, a Defesa Civil Estadual tem um sistema de alerta para celulares. Até janeiro, mais de 42 mil aparelhos já estão cadastrados. Quem quiser aderir ao sistema e receber um aviso por SMS quando houver risco de desastre basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 com o CEP de interesse.
O mesmo usuário poderá cadastrar mais de um CEP para receber os alertas. Também poderá deixar de receber o serviço quando desejar. A partir do cadastramento, telefone e respectivo endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada.
Na segunda-feira (25.2), chuvas intensas foram registradas em Mundo Novo, onde diversas árvores caíram e chegaram a atrapalhar o trânsito e causar prejuízos. A mesma situação aconteceu em Coronel Sapuacaia.
“Estamos monitorando e enviando mensagens à população para conseguir prevenir desastres. Entramos em contato com a meteorologista Franciane [Rodrigues, do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima] e estamos conversando com as Defesas Civis municipais. As chuvas estão acima da média”, afirma o coordenador estadual de Defesa Civil, tenente-coronel QOBM Fabio Santos Coelho Catarineli.
Recomendações - A Defesa Civil do Estado recomenda alguns cuidados no caso de chuva e ventos fortes como evitar áreas de alagamento e não ficar debaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão.
Os motoristas devem tomar cuidado quando o nível da água ultrapassar a altura do meio-fio. Quem estiver a pé também precisa tomar cuidado para não ter contato com a água nas ruas, que pode estar contaminada pelo esgoto e ser transmissora de doenças.
Últimas Notícias
- Colisão fatal - 18:31 Mãe e filha morrem em acidente
- Sidrolândia - 18:06 Energisa leva serviços e orientações à 6ª edição do Frango no Rolete
- Premiação - 17:52 Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias
- Polícia - 17:39 Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
- CNH - 17:17 MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações
- Saúde - 16:50 Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados
- Acidente - 16:30 Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido
- Saúde - 16:16 Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
- Clima - 15:50 Alerta de tempestade na Capital vale até às 9h deste domingo
- Rede MS - 15:30 Rede 360 destaca Natal no Centro

