Geral
Defesa Civil de MS inicia combate à dengue na divisa com PR, SP e MG
Equipes atuaram na conscientização sobre a dengue nas ruas durante o Carnaval
Segunda-feira, 19 Fevereiro de 2024 - 15:11 | Redação

O Governo de Mato Grosso do Sul começou mais um trabalho estratégico para combater o avanço da dengue e outras arboviroses no Estado, como a chikungunya e a Zika. Nesta segunda-feira (19) equipes da Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) deram o pontapé inicial no trabalho que envolve 15 municípios sul-mato-grossenses na divisa com os estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Tudo é desenvolvido em parcerias locais.
Três Lagoas (divisa com São Paulo) e Mundo Novo (divisa com Paraná) são apontados como prioritários pela Operação Integrada Interestadual de Combate à Dengue, que segue até sexta-feira (23) e terá já na próxima terça-feira (20) seu "Dia D", quando serão intensificadas as atividades contra o mosquito Aedes aegypti nas regiões elencadas.
"Vamos atuar nos municípios que fazem divisa com estes estados com orientação e limpeza pública. Tudo com o apoio das defesas civis municipais e prefeituras", disse o capitão Maxwelbe Moura, chefe do Departamento de Riscos e Desastres da Cepdec.
A força-tarefa é realizada de forma simultânea nos municípios de Mato Grosso do Sul e nos dos quatro estados envolvidos, concentrando esforços nas ações mecânicas para combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. O trabalho ocorre em seis cidades na divisa com o Paraná, uma com Minas Gerais e outras oito na divisa com São Paulo.
Defesa Civil de MS nas ruas - Equipes da Cepdec, em conjunto com as coordenadorias municipais de Defesa Civil, farão panfletagem no centro das cidades e acompanharão as ações de limpeza urbana para eliminação dos focos do mosquito transmissor. A orientação sobre os sintomas da dengue é outro foco da ação nos municípios localizados na divisas estaduais.
"A gente sabe que mais de 80% dos focos de proliferação do mosquito estão dentro das residências e terrenos. Além disso, é importante orientar quanto aos sinais e sintomas de dengue, Zika e chikungunya. As pessoas ainda confundem muito com a gripe e covid", disse o capitão da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul.
Além deste trabalho, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) com o apoio da coordenadoria deve iniciar até o mês de março uma operação com as Forças Armadas e forças da segurança pública estadual para a extinção de criadouros do mosquito, que se prolifera em água parada.
Neste caso, o ponto focal da ação integrada deve ser Campo Grande, onde serão cedidos 100 agentes para que o município consiga expandir o trabalho nas áreas tidas como prioritárias. "Principalmente os que estão os principais focos, para que haja uma atenção maior nos bairros com mais proliferação do mosquito e casos de pessoas doentes", ressalta Moura.
Combata a dengue você também - A necessidade de eliminação de focos nas casas é urgente e se faz necessária diariamente, pois o ciclo de reprodução do mosquito – que além de dengue e chikungunya, também transmite zika, e outras doenças – é rápido, de aproximadamente oito dias.
Estudos recentes apontam que devido às mudanças climáticas com as fortes ondas de calor, o ciclo reprodutivo do Aedes aegypti reduz para quatro dias, agravando a proliferação do mosquito e consequentemente os índices de pessoas infectadas.
Últimas Notícias
- Bataguassu - 19:00 Condutor flagrado transportando haxixe em tanque de combustível
- 'Finee' - 19:00 Operação combate fraudes eletrônicas após invasão de conta bancária
- Política - 18:36 Senado aprova PEC que muda regras dos precatórios
- Política - 18:18 Senado reduz prazo de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa
- Dourados - 17:54 Autores de tiroteio em conveniência se apresentam a polícia
- Brasil - 17:33 PIB cresce 0,4% no segundo trimestre, mostra IBGE
- Poder Judiciário - 17:19 TJMS inaugura novo prédio do Fórum de Maracaju nesta quinta-feira
- Violência doméstica - 16:50 Autor de cárcere privado de companheira é preso em Coxim
- Saúde Sustentável - 16:23 Unimed promove 2º Fórum de Sustentabilidade aberto ao público na Capital
- Estupro de vulnerável - 16:00 Professor da UFMS acusado por estuprar aluna em 2016 é demitido