Geral
Defensoria de MS avança na transformação digital com investimentos em IA
Implantação do Microsoft Office 365 representa um salto qualitativo na infraestrutura tecnológica do órgão
Sábado, 10 Maio de 2025 - 08:00 | Redação

A Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul iniciou a implantação do pacote Microsoft 365, incluindo o uso da inteligência artificial por meio do Microsoft Copilot.
Conforme o defensor público adido ao gabinete, Pedro de Luna, a iniciativa representa um investimento estratégico em tecnologia, visando tornar os processos internos mais eficientes e, principalmente, melhorar o atendimento às assistidas e assistidos.
“A implantação do Microsoft Office 365 representa um salto qualitativo na infraestrutura tecnológica da Defensoria Pública de MS, com impacto direto na produtividade de defensoras, defensores, servidoras e servidores. Ao integrar ferramentas modernas e recursos de inteligência artificial, como o Copilot, fortalecemos nossa capacidade de atendimento célere e eficiente à população assistida, promovendo inovação com responsabilidade institucional”, afirma o defensor.
Com a nova estrutura digital, defensores, servidores e colaboradores passam a contar com um conjunto robusto de ferramentas atualizadas e integradas. Entre os principais recursos estão o Word, Excel, PowerPoint e Outlook, além do armazenamento em nuvem via OneDrive — oferecendo 1 TB de espaço para acesso remoto e seguro a documentos e arquivos.
Outro destaque é o uso do Microsoft Teams, que facilitará a comunicação interna e a realização de videoconferências, promovendo um ambiente colaborativo mais ágil e integrado entre as equipes.
A grande novidade é a introdução do Microsoft Copilot, um sistema de inteligência artificial que opera de forma integrada às ferramentas do pacote Office. Com ele, é possível automatizar tarefas, gerar conteúdos, analisar dados e tomar decisões com mais precisão e rapidez.
“Mais do que uma tecnologia, o Copilot é um aliado estratégico para liberar tempo dos profissionais e direcionar esforços para o que realmente importa: o atendimento ao cidadão”, afirma o diretor da Superintendência de Tecnologia da Informação da Defensoria, Marcelo Muccillo.
A implantação do novo sistema acontece em fases. No dia 23 de abril começou a disponibilização das credenciais de acesso aos usuários, além da publicação de vídeos tutoriais para orientar o uso das ferramentas. Já no dia 25, foi realizada a migração oficial do antigo Webmail para o Outlook 365. O processo de transferência do histórico de e-mails será feito gradualmente, com previsão de até cinco dias para finalização.
Durante todo o processo de implementação, a equipe técnica da STI oferecerá suporte contínuo, garantindo a estabilidade dos serviços e atendendo às dúvidas e solicitações dos usuários.
Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 11:54 Três Lagoas sanciona lei que proíbe plantio da espécie Murta
- Economia - 11:39 Dia das Mães: gasto médio com presente deve ser de R$ 298, diz Sebrae
- Economia - 11:12 Semana S do Comércio terá programação gratuita em 16 e 17 de Maio
- Vacinação - 10:50 MS investe em qualificação e estratégias de vacinação com encontro de coordenadores
- Riscos virtuais - 10:16 Estudo aponta riscos de tecnologias de reconhecimento facial
- Gastronomia - 10:00 Festival que celebra pecuária pode entrar para calendário oficial de MS
- Política - 09:50 Prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19 deste mês
- Dia das Mães - 09:39 Cerca de 20% dos filhos devem presentear mãe com flores
- Meio Ambiente - 09:20 Startup de universidade da Capital inicia vendas de microverdes
- No coração do Hospital Regional - 08:50 Amor de mãe é ponte para a superação