Geral
Curso capacita novos facilitadores do Dialogando Igualdades
Curso apresenta conhecimentos técnicos necessários para o manejo dos grupos reflexivos
Sábado, 30 Setembro de 2023 - 11:11 | Gabriel Telê Santana

A Escola Judicial (Ejud-MS) realizou mais uma formação de facilitadores para a execução do programa Dialogando Igualdades, que promove grupos reflexivos com homens autores de violência doméstica e familiar contra as mulheres. A capacitação teve 37 participantes de equipes multidisciplinares de 12 comarcas de MS. O evento foi promovido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em parceria com a Ejud-MS.
O programa Dialogando Igualdades, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de MS, visa a intervenção com homens autores de violência a partir de grupos operativos de reflexão e responsabilização. Iniciou suas atividades em 2017, em Campo Grande e atualmente possui parcerias com instituições públicas e privadas, promovendo a interiorização do programa em Mato Grosso do Sul.
Ao longo de cinco módulos, com carga horária de 16 horas-aula, o curso apresentou os conhecimentos técnicos necessários para o manejo dos grupos reflexivos. Os estudos versaram sobre temas como a Lei Maria da Penha, violência contra as mulheres, masculinidade e medidas protetivas.
Participaram da formação profissionais da Capital, de Amambai, Bonito, Caarapó, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Sete Quedas, Sidrolândia e Paranaíba. Esses municípios são parceiros na execução do programa Dialogando Igualdades, por meio de termos de cooperação técnica com o TJMS.
O programa Dialogando Igualdades propõe oportunizar ao homem autor de violência doméstica uma reflexão sobre o comportamento violento e a mudança de atitude para com as mulheres, a partir de uma perspectiva de gênero e de uma abordagem responsabilizante; bem como promover a ruptura do ciclo de violência e sua desnaturalização, evitando possíveis reincidências.
Veja Também
Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060
- Ponta Porã - 13:12 Polícia de MS prende foragido da Justiça do PR
- Corumbá - 12:50 Jovem de 19 anos fica ferido em colisão entre carro e motocicleta