Geral
Cufa realiza ação no Dia da Mulher Negra com roda de conversa e mural
Atividade é aberto ao público e acontece na sede da entidade, no Bairro São Conrado
Quinta-feira, 24 Julho de 2025 - 17:50 | Redação

No próximo dia 25 de Julho, a Central Única das Favelas (CUFA) de Campo Grande será palco de uma ação especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A programação contará com uma roda de conversa sobre a importância da data e uma intervenção artística da muralista Erika Pedraza, que vai pintar na sede da entidade um mural homenageando a escritora Carolina Maria de Jesus, símbolo da resistência da periferia e da potência feminina negra.
Com início às 14h, a atividade será realizada na sede da CUFA em Campo Grande, localizada na Rua Livino Godoy, 710, no bairro São Conrado, e é organizada pela ativista Romilda Pizani em parceria com o Comitê Impulsor Estadual da Marcha Nacional das Mulheres Negras. O tema da roda será “Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver” e pretende reunir moradoras da região e participantes da comunidade para refletir sobre os desafios e conquistas das mulheres negras no Brasil.
Sobre a data - O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana. Reconhecida pela ONU, a data simboliza a luta contra o racismo, o machismo e as múltiplas formas de discriminação que atingem mulheres negras em todo o mundo. No Brasil, o 25 de julho também marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído pela Lei 12.987/2014.
Com arte, memória e escuta coletiva, a ação na CUFA reafirma a resistência e a força das mulheres negras e convida a comunidade a refletir sobre o passado e o presente de lutas e conquistas.
Serviço - Roda de Conversa e Intervenção Artística – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Quando: 25 de julho (quinta-feira), 14h
Local: CUFA – Rua Livino Godoy, 710, bairro São Conrado - Campo Grande (MS)
Entrada gratuita
Últimas Notícias
- Política - 19:09 Motta convoca reunião nesta quarta para debater anistia a golpistas
- Reality show - 18:32 Confira o cronograma da primeira semana de A Fazenda 17
- Acidente aéreo - 18:00 Pecuarista morre em queda de aeronave
- Conferência - 17:50 ALEMS sedia abertura da 7ª Conferência dos Direitos Humanos na quinta
- Política - 17:17 Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão, diz defesa
- Maracaju - 17:00 Homem é preso após manter esposa em cárcere por medo da separação
- Política - 16:40 Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília
- Clima - 16:32 Defesa Civil alerta para calor e tempestades na primavera em Dourados
- Pet - 16:07 Veterinário Francisco propõe criação da Secretaria de Bem-Estar Animal
- Dourados - 15:48 Paciente depreda UPA e agride ciclista