Geral
Cozinha Experimental realiza edição especial para diabéticos
Segunda-feira, 18 Novembro de 2019 - 13:00 | Redação
O programa de prevenção “Cozinha Experimental” realiza curso com o tema “Cuidando do Diabético: sua Alimentação faz a Diferença” nesta terça-feira (19), às 18h30, no Centro de Prevenção da Cassems, em Dourados. O programa possui o objetivo de despertar o interesse por uma alimentação saudável, gerando assim, maior qualidade de vida. Criado em 2012, o programa é realizado na capital, e, desde o ano passado, estendeu-se a Dourados.
Em Dourados, o curso acontece na Rua Mato Grosso, 1470, entrada lateral pela Rua Onofre Pereira de Matos, no Jardim Climax. Para se inscrever, o beneficiário deve ligar para (67) 3033-8350. Em Campo Grande, o curso também acontece na Rua Abrão Júlio Rahe, 97, o beneficiário deve ligar no (67) 3382-8584. O valor da inscrição é de R$30,00.
Lançada junto com o Centro de Prevenção em Saúde da capital, que possui o objetivo de investir em medicina preventiva, a ‘Cozinha Experimental’ já realizou mais de 150 edições e atendeu mais de 2 mil beneficiários. No início, o programa de prevenção possuía uma concepção mais formal, um pouco diferente do que tornou-se hoje. Além de apresentar alternativas diferenciadas para uma alimentação mais saudável, os encontros buscavam superar a ideia de que a culinária nutritiva não poderia estar alinhada com preços acessíveis, sabores e tradicionalidade. As aulas resultaram, inclusive, em uma coletânea de livros mostraram que, sim, a cozinha também é lugar de prevenção em saúde.
A nutricionista e coordenadora da “Cozinha Experimental”, Melissa de Andrade, explica que o sucesso do programa de prevenção é resultado da participação assídua dos beneficiários que, além de tirarem suas dúvidas referentes à alimentação e provarem os pratos, levam os conhecimentos para casa e se tornam multiplicadores dos conteúdos aprendidos.
“Após sete anos de ‘Cozinha Experimental’, percebo que conseguimos passar os ensinamentos que tínhamos em mente e que, realmente, os beneficiários reproduziram as receitas em suas casas. Mostramos para eles que é possível ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, prática, acessível e saborosa. A saúde não precisa ficar apenas nos consultórios, o participante tem a possibilidade de levar para casa”.
De acordo com a beneficiária e frequentadora assídua das aulas, Sueli Gonçalves Alves, participar da “Cozinha Experimental” foi importante não apenas para a sua saúde. Com o programa de prevenção, ela levou as práticas em alimentação saudável também para sua família. “Com a ‘Cozinha Experimental’, descobri a possibilidade de unir uma alimentação gostosa e saudável, ao mesmo tempo. Os cursos são muito interessantes, aprendi técnicas e utilização de ingredientes que eu nem imaginava. Antes, eu tinha problemas com a glicemia alterada, me recomendaram os cursos e, desde então, pude ver melhoras na saúde”.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 14:19 Morador é condenado por ofensas e ameaças contra vizinha em condomínio
- LOA - 13:40 MS terá R$ 27,190 bilhões em 2026
- Nacional - 13:20 Ministro do STF mantém prisão domiciliar de Bolsonaro
- Justiça - 13:10 Defensoria conquista absolvição em caso de tentativa de feminicídio
- Educação - 12:00 Revalida 2025: cartão de confirmação de inscrição está disponível
- Saúde - 10:47 Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos
- Acidente de Trânsito - 10:30 Hospital não informa família após acidente
- Los Angeles - 10:10 Jovem é preso em Campo Grande após movimentar milhões com tráfico e lavar dinheiro como falso empresário
- Emprego - 09:50 Prefeitura abre processo seletivo para contratação temporária de pedreiros e coveiros
- Empregos - 09:37 Jucems ultrapassa 10 mil registros de empresas no ano