Geral
Corumbá sedia Campeonato Pan-Americano de Canoagem em Novembro
Circuito será montado em formato oval, com voltas de 5 mil metros e uma de 3,5 mil metros, seguindo as distâncias oficiais de cada categoria
Sábado, 25 Outubro de 2025 - 10:50 | Redação

O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira recebeu nesta semana o presidente da Federação de Canoagem do Mato Grosso do Sul, Gustavo Figueiró, para tratar da realização do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Maratona 2025. O evento, que será em Corumbá nos dias 14 e 15 de novembro, reunirá atletas de diversos países das Américas nas águas do rio Paraguai.
Para o prefeito, sediar o Pan-Americano reforça a vocação esportiva e turística de Corumbá. “Receber um evento desse porte é motivo de orgulho para a nossa cidade. O Pan-Americano de Canoagem coloca Corumbá no mapa internacional do esporte e mostra, mais uma vez, que temos estrutura e belezas naturais capazes de atrair competições de alto nível. Esse é um passo importante para fortalecer o turismo esportivo e valorizar nossos atletas e profissionais do setor”, afirmou Dr. Gabriel.
Michele Ferri, diretora-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), destacou o impacto positivo da competição. “A Federação confirmou a realização da competição internacional em Corumbá, e isso é muito importante para a cidade e para a gestão. É um evento que vai movimentar um grande número de pessoas, entre atletas, competidores e delegações. Proporciona um forte fluxo econômico e dá visibilidade aos nossos atrativos turísticos. Foi uma grande conquista a escolha de Corumbá para sediar o evento”, disse.
De acordo com a diretora-presidente da Funec, o bicampeão paralímpico e tetracampeão mundial Fernando Rufino, conhecido como “Cowboy de Aço do MS”, será uma das atrações do evento.
O presidente da Federação Estadual de Canoagem, Gustavo Figueiró, também celebrou a parceria. “Corumbá é um paraíso que sempre recebe a canoagem de braços abertos. Desta vez teremos o Pan-Americano de Canoagem Maratona, com atletas do Brasil e de toda a América. Estamos muito animados com o apoio da Prefeitura, da Marinha e do Governo do Estado. É um evento que promete muito e que será histórico”, afirmou.

O campeonato - O circuito será montado em formato oval, com voltas de 5 mil metros e uma de 3,5 mil metros, seguindo as distâncias oficiais de cada categoria. A largada será embarcada, e o vencedor será o primeiro a cruzar a linha de chegada, em uma disputa que exige resistência, estratégia e técnica apurada.
As provas serão divididas entre as categorias K1 JR, C1 JR, K1 U23, K1 SR, C1 SR e K1 MASTER (A-F), além das disputas da paracanoagem nas classes KL1, KL2, KL3, VL1, VL2 e Open. As distâncias variam entre 7 e 23,5 quilômetros, conforme a faixa etária e o nível de competição.
O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e da Confederação Pan-Americana de Canoagem (Copac), com apoio da Federação Estadual e da Prefeitura de Corumbá.
Programação
Sexta-feira, 14/11
18h – Congresso técnico
Sábado, 15/11
07h30 – Início das provas
18h – Cerimônia de premiação
*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem.
Últimas Notícias
- Colisão fatal - 18:31 Mãe e filha morrem em acidente
- Sidrolândia - 18:06 Energisa leva serviços e orientações à 6ª edição do Frango no Rolete
- Premiação - 17:52 Suzano é premiada por combater exploração de crianças nas rodovias
- Polícia - 17:39 Trabalhador de 25 anos morre prensado por barcaça em Corumbá
- CNH - 17:17 MP autoriza renovação automática da CNH para motoristas sem infrações
- Saúde - 16:50 Prefeitura amplia programa de monitoramento para pacientes diabéticos em Dourados
- Acidente - 16:30 Carreta bitrem tomba na BR-163 e motorista fica gravemente ferido
- Saúde - 16:16 Novo teste faz diagnóstico de hantavirose em 20 minutos
- Clima - 15:50 Alerta de tempestade na Capital vale até às 9h deste domingo
- Rede MS - 15:30 Rede 360 destaca Natal no Centro

