Geral
Corumbá lança 4ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva
Evento será realizado entre os dias 4 e 8 de Fevereiro de 2026, em Corumbá, na região do Pantanal
Terça-feira, 02 Setembro de 2025 - 11:50 | Redação

A 4ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá foi oficialmente lançada durante a FISHING SHOW BRASIL, realizada em São Paulo. O evento, que é um dos principais encontros do setor de pesca esportiva da América Latina, serviu como palco para a apresentação das novidades da próxima edição do festival, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de Fevereiro de 2026, em Corumbá (MS), na região do Pantanal.
O lançamento foi promovido pela Fundação de Turismo do Pantanal (FUNDTUR Pantanal) no estande do Mato Grosso do Sul e reuniu importantes parceiros como Humberto Pires, do Ministério do Turismo (MTur); Sandra Souza e Larissa Soares, do Ministério da Aquicultura e Pesca; Leonardo Pesci, da EMBRATUR; além de Rogério Cheloti e Breno Amorim, representando a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR-MS), Joice Carla Santana Marques da JOICETUR, Bruno Maurício Paiva da Bruno Pesca, Marcelo do Peralta Cruise e Ademilson Esquivel da ACERT - Associação Corumbaense das Empresas de Turismo.
Durante o evento, os parceiros destacaram a importância do festival não apenas como um atrativo turístico, mas também como ferramenta de valorização do turismo de pesca esportiva sustentável e de incentivo à economia local. A edição de 2026 promete ampliar sua estrutura, com competições, atividades culturais, workshops e ações de conscientização ambiental voltadas para a preservação do Pantanal.

“O segmento do turismo de pesca esportiva no MTUR ganhou destaque e prioridade no momento em firmamos o acordo de cooperação com Ministério da Aquicultura para o desenvolvimento sustentável e responsável do turismo de pesca esportiva no Brasil. E o MTUR é parceiro de campeonatos como o FIPEC por entender que são espaços oportunos de educação ambiental, de conscientização dos pescadores esportivos para cada vez mais a praticarem a pesca de forma responsável e também porque tem a oportunidade de educar pelo turismo crianças e jovens que são a sustentabilidade da sustentabilidade.” afirmou Humberto Pires, do MTur.
O festival tem ganhado notoriedade nacional e internacional por promover práticas de turismo de pesca esportiva com manejo responsável, respeitando os limites ambientais do bioma pantaneiro e fomentando o turismo sustentável.
Sandra Souza, diretora de pesca esportiva Ministério da Aquicultura e Pesca destacou que “O FIPEC é um potente evento de fomento e difusão da cultura da prática do pesque e solte, e posiciona o turismo de pesca esportiva como uma atividade sustentável. Uma atividade inclusiva que leva desde crianças até pessoas com deficiência a viver essa experiência. Eventos como o FIPEC tornam-se ferramentas potentes na promoção e debate da sustentabilidade do turismo de pesca esportiva no Brasil.”

A expectativa da organização é de que a 4ª edição atraia um público ainda maior, incluindo pescadores esportivos, turistas, investidores e entusiastas da natureza de diversas partes do Brasil e do exterior.
"A EMBRATUR tem atuado de forma estratégica na promoção internacional dos destinos brasileiros de pesca esportiva que se destacam pelo compromisso com a sustentabilidade e pela integração com as comunidades locais. Além de divulgar esses destinos no exterior, a Agência busca conectar a oferta brasileira aos mercados internacionais que valorizam esse tipo de experiência. Sabemos que outros países também investem nesse segmento, mas o Brasil, com sua incomparável biodiversidade e destinos cada vez mais estruturados como é o caso de Corumbá, no Mato Grosso do Sul , tem todas as condições de ampliar sua oferta e se consolidar como referência global no turismo de pesca esportiva e no turismo de natureza." afirmou Leonardo Pesci, da EMBRATUR.
“Realizar a 4ª edição do FIPEC tem sido um grande desafio, mas também uma oportunidade valiosa de fortalecer o turismo de pesca esportiva e a conexão da comunidade com essa atividade. Nesta edição, buscamos ir além, incorporando mais tecnologia, ampliando a programação técnica e cultural com shows e workshops, e incentivando ainda mais a participação do público infantojuvenil fundamental para formar novas gerações conscientes sobre a importância da pesca responsável. O FIPEC já é uma referência, e nosso objetivo é consolidá-lo como um grande festival que une esporte, educação, cultura e desenvolvimento sustentável.” — destacou Zelinho Carvalho, diretor-presidente da FUNDTUR PANTANAL
Últimas Notícias
- Inclusão - 18:05 Corumbá integra programa para fortalecer proteção e cuidado com idosos
- Brasil - 17:50 Projeto da Câmara proíbe vítima de violência de pagar pensão ao agressor
- Sustentabilidade - 17:24 Três Lagoas recebe Caravana de Coleta de Eletrônicos
- Caarapó - 16:50 Ataque da polícia em retomada Guarani e Kaiowá deixa nove feridos
- Saúde - 16:05 Prefeitura de Dourados implanta consultas com neuropediatra para crianças
- Feira das Profissões - 15:35 UFMS realiza Primeira Feira das Profissões durante o Integra 2025
- Esporte - 15:27 Sesi renova parceria entre MS e SP para promover integração no esporte
- Coxim - 14:41 Desmatamento ilegal em Coxim resulta em TAC e indenização de R$ 45 mil
- Violência doméstica - 14:05 Marido é preso por agredir e ameaçar queimar esposa em Dourados
- Mobilidade - 13:35 Audiência pública discute Ciclismo Urbano em Campo Grande