Geral
Corumbá cria canal de denúncia contra a dengue
Segunda-feira, 18 Março de 2019 - 18:00 | Redação
Corumbá registra até o momento 85 casos suspeitos de dengue. Só na última semana, após o Carnaval, quando também foi divulgado o segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) em 2019, 30 notificações a mais foram registradas. A situação é preocupante, ainda mais pelo fato de o Município estar com o índice de Infestação Predial (IIP) em 1,5%, acima do recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 1%.
O Município, por meio da Secretaria de Saúde, vem reforçando ações de combate à doença. Até mesmo um canal de denúncias foi criado e está à disposição da população. Nele, o morador pode alertar através do 0800 647 2255 / 0800 647 2109 / 3233-2783, sobre possíveis locais, como piscinas verdes e sem manutenção, terrenos baldios com latas garrafas, casas fechadas, caixas de água ou tambores abertos, que sirvam como criadouros do Aedes aegypti. O anonimato é garantido.
O que mais chama a atenção é o índice de infestação nos bairros. O Centro América, lidera com 9,5 %, sendo que esta localidade teve um aumento no índice, já que no primeiro LIRAa deste ano, o percentual era de 7,4%.
O segundo bairro é o Cravo Vermelho, com 7,7% seguido do Cristo Redentor com 6,1%. Seguindo os dados, estão o Arthur Marinho (6,1%); Popular Nova (4,0%); Nova Corumbá (2,5%); Nossa Senhora de Fátima (2,2%); Jardim dos Estados (1,8%); Maria Leite (0,8%).
Casos notificados e combate à doença
Ainda de acordo com o levantamento, os casos de notificação da doença vêm aumentado e o bairro Universitário apresenta 11 casos suspeitos. Além disso, a região central e o bairro Dom Bosco preocupam. Só nestas localidades foram 9 casos suspeitos.
Já em relação ao Zika Vírus, foram notificados três casos suspeitos. Chikungunya são cinco casos. Lembrando que o mosquito transmissor dessas doenças é o Aedes aegypti.
Por conta do cenário, os agentes de saúde têm intensificado o combate e a conscientização dos riscos. Somente este ano já foram realizadas mais de 40 mil visitas domiciliares. Militares do Exército Brasileiro estão apoiando algumas ações, porém a população também tem que participar, já que se torna a segunda aliada nesta guerra contra o mosquito transmissor da doença.
Medidas como armazenar lixo em sacos plásticos fechados; manter a caixa d’água completamente vedada; não deixar água acumulada em calhas e coletores de águas pluviais; recolher recipientes que possam ser reservatórios de água parada, como garrafas, galões, baldes e pneus, conservando-os guardados e ou tampados; encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar água de piscinas e espelhos d’água com cloro são fundamentais e contribuem para evitar a disseminação do vírus transmissor da doença.
(Com informações do site de notícias Diário Corumbaense)
Últimas Notícias
- Mundo Novo - 18:00 Três veículos são apreendidos com cigarros e agrotóxicos
- Fiscalização - 17:50 Dono de comércio irregular de motos é preso em Rio Verde do MT
- Infraestrutura - 17:30 MS Ativo garante recursos para Bandeirantes atingir 90% de pavimentação urbana
- Tráfico de drogas - 17:00 Sete são presos em ponto de distribuição de droga em Coxim
- Esporte - 16:50 Pan-Americano de Canoagem projeta Corumbá no circuito dos grandes eventos
- Violência doméstica - 16:30 Ex-companheiro descumpre medida protetiva e é preso na capital
- Campo Grande - 16:16 Audiência vai discutir empreendimento de 440 moradias no Monte Castelo
- Procura-se - 15:50 Polícia procura foragidos por estupro de vulnerável e homicídio
- Economia - 15:30 Economia brasileira avança apenas 0,1% no terceiro trimestre, aponta FGV
- Desenvolvimento - 15:17 Estado amplia investimentos e entrega moradias e veículos em Alcinópolis

