• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Corpo de bombeiros salva recém-nascido de engasgo

Mãe procurou o quartel do corpo de bombeiros em Corumbá ao perceber que a criança estava engasgada

Segunda-feira, 05 Maio de 2025 - 16:10 | Emanuely Lobo


Corpo de bombeiros salva recém-nascido de engasgo
Mãe procurou quartel para pedir socorro (Foto: CBMMS)

Na noite deste sábado, uma mãe de 32 anos procurou o quartel do corpo de bombeiros de Corumbá após sua filha recém-nascida se engasgar com leite materno.

 Segundo informações divulgadas pelo portal de notícias Diário Corumbaense, ela contou aos militares que amamentou a filha que tem apenas 29 dias e depois a colocou para deitar. Em seguida, percebeu que ela havia se engasgado e saiu para buscar atendimento.

Um militar iniciou a manobra de desobstrução com três tapotagens (tapinhas) nas costas da criança, ela expeliu secreção e foi levada junto com a mãe para o Pronto-Socorro Municipal, onde foi deixada sob cuidados médicos.

O que fazer caso meu bebê engasgue?

Em caso de engasgo com leite materno em bebês, a primeira ação éverificar se o bebê está respirando e, se não estiver, dar leves tapas na região das costas para tentar desobstruir as vias aéreas.  Se o engasgo persistir e o bebê ficar inconsciente, é importante iniciar compressões torácicas com os dedos no centro do peito, alternando com ventilação de resgate (soprar ar na boca do bebê).  Se o bebê apresentar sinais de melhora, deve ser levado ao médico para avaliação. 

SIGA-NOS NO Google News