Geral
Com mãos voluntárias, CTG já enviou 6 caminhões para famílias do RS
Mais de 1 mil pessoas passaram pelo local para ajudar na organização dos donativos
Quinta-feira, 09 Maio de 2024 - 16:30 | Raiane Carneiro e Marina Romualdo

A tragédia que assola o Rio Grande do Sul já matou 107 pessoas e atingiu 428 cidades, impactando a vida de 1,47 milhão de pessoas, todas afetadas pelos efeitos das chuvas e enchentes. Por conta da gravidade da situação, o Brasil se mobilizou para ajudar a população gaúcha e em Mato Grosso do Sul a mobilização é grande. Um dos principais pontos de arrecadação é o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropeiros da Querência, que recebeu ajuda de 1 mil voluntários para enviar 6 caminhões com donativos.
Toda a mobilização do CTG começou no último domingo (5). A solidariedade com o estado gaúcho é tão grande que na tarde desta quinta-feira (9) pelo menos 200 pessoas organizavam os itens que vão para o Rio Grande do Sul.
A professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Vera Lúcia Gomes, é uma das voluntárias e contou o que a motivou a ajudar. "Quando você começa a ver as notícias do que está acontecendo lá, você se sente impotente por estar tão longe. Esta é uma forma de dizer 'estou ajudando aqueles que mais precisam neste momento'".

Ela explicou o sentimento de fazer a diferença neste momento. "Fazer isso daqui acalenta o coração, principalmente porque a gente sabe que eles estão recebendo lá. Ontem recebemos vídeos das pessoas que receberam aquilo que estamos organizando aqui", afirmou. "O sentimento é de gratidão, de poder ajudar aquela pessoa que está precisando muito, poderia ser a gente lá", complementou a professora.
A mobilização não é somente dos campo-grandenses. O servidor da prefeitura de Miranda, Wesley Mendes Barbosa, chegou na Capital na terça-feira (7) e começou a ajudar no CTG. "Todo mundo está aqui por uma única causa que é ajudar nossos amigos do Rio Grande do Sul. O sentimento é de gratidão mesmo", comentou.

De acordo com o coordenador das ações, Tales Maciel, 6 caminhões já saíram de Campo Grande e seguiram para o estado gaúcho. Cada caminhão tem capacidade de transportar entre 25 e 30 toneladas de produtos. "Mandamos [donativos] para Guaíba, Charqueadas, Cachoeirinha, Lageado, Porto Alegre, Cruzeiro do Sul e Estrela", contou Maciel sobre as cidades que receberam os itens.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Oportunidades - 16:16 Capacitação orienta organizadores sobre normas e boas práticas
- Transparência - 16:00 Vereador entrega denúncia sobre concessão do transporte à Promotoria
- TEA - 15:55 Justiça obriga plano de saúde a custear equoterapia para pessoas com autismo
- Recanto - 15:30 Atrativos de ecoturismo em Jardim conquistam Certificação Lixo Zero
- Record TV - 15:00 Gaby Spanic sobre A Fazenda: ‘Queria sair como uma rainha, defendendo minhas mulheres’
- Economia - 14:57 Clientes podem quitar contas de energia com até 80% de desconto em MS
- Meio Ambiente - 14:33 Bonito reforça fiscalização contra descarte irregular na Estrada do Quati
- Integração - 14:14 Campo Grande sediará Fórum Sul-Americano da Rota Bioceânica
- Cultura - 13:50 Sesc MS realiza show gratuito que homenageia grandes intérpretes da MPB
- Pós-graduação - 13:30 UFGD abre inscrições para mestrado e doutorado em diversas áreas