Geral
Clube de leitura municipal divulga relação de livros para 2024
Debates acontecem virtualmente, como forma de agregar mais pessoas, inclusive de outras cidades
Quinta-feira, 11 Janeiro de 2024 - 12:50 | Redação

Criado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, o Clube do Gabi é um instrumento de fomento à leitura. O trabalho é coordenado pela Casa do dr. Gabi – Espaço de Memória e faz parte da programação sistemática da Sala do Poeta (espaço reservado à literatura-sul-mato-grossense).
O nome do clube é uma homenagem ao Dr. Gabriel Vandoni de Barros, por sua grande paixão pelos livros e intensa dedicação ao fomento da leitura na cidade.
Os debates acontecem virtualmente, como forma de agregar mais pessoas, inclusive de outras cidades ou de outros estados, aproveitando-se da tecnologia para redução de distâncias geográficas. Os encontros online possibilitam também a valiosa contribuição dos (as) mediadores(as) convidados(as), pois a cada encontro alguém do universo da cadeia livreira (professores, escritores, editores, ilustradores, jornalistas) contribui para a discussão da obra, engrandecendo a experiência de leitura.
A curadoria dos livros, sob responsabilidade de José Gilberto Rozisca e Marcelle Saboya, visa oportunizar a bibliodiversidade. A lista dos livros selecionados apresenta uma variedade literária, como romances, poemas, contos, quadrinhos, literatura infanto-juvenil, livros de não ficção e conta também com os clássicos da tradição literária do estado de Mato Grosso do Sul.
O link de acesso aos encontros é disponibilizado no instagram da Casa Dr. Gabi (@museu.casadrgabi) e da FCPH (@fcph.corumba) no dia do encontro.
Segue então, com nosso desejo de boas leituras, a lista dos livros já com a ordem em que serão lidos no Clube do Gabi, essa iniciativa feita para quem, assim como nós, é apaixonado(a) por literatura:
Janeiro – Olhos lilases, Jonattan Rodriguez Castelli
Fevereiro – A guerreira Portia, Bianca Resende
Março – Sonhos Selvagens, Dudu Azevedo
Abril – Ju-Ju-Judite – a girafa gaga, Juliana Cláudia Amorim
Maio – História sem nome, Lenilde Ramos
Junho – Salas dos sonhos – memórias dos cinemas de Mato Grosso do Sul, vol.II, Marinete Pinheiro
Julho – Coelhos, Marcelo Santos
Agosto – O patrimônio histórico-cultural de Ladário/MS – olhares sobre as manifestações populares e os bens a serem preservados, Daiani Lima dos Santos
Setembro – O matador e outros contos, Rogério Silva Pereira
Outubro – Corumbá reinventada, Eduardo Mendes
Novembro – Gramática expositiva do chão, Manoel de Barros
Dezembro – Só não disse..., Sá Junior da Cruz Lopes
Últimas Notícias
- Interior - 10:17 “Nem eu nem a polícia vai ficar com o carro” jovens incendeiam carro em posto da PRF
- Leilão - 09:56 Sefaz promove leilão com 300 lotes de produtos
- Primavera - 09:35 Primavera pode registrar 44 °C em MS
- Previsão do tempo - 09:05 Chuva chega a bairros de Campo Grande em meio a alerta de tempestade
- Dourados - 08:53 Advogado é preso após atirar em malabarista
- Nacional - 08:32 Filha de ministro do STF é alvo de agressões em universidade
- PMMS - 08:08 Boliviano é preso com quase 1 kg de cocaína em Corumbá
- Tempestade - 07:40 Tempestade derruba árvores e interdita ruas
- Tragédia familiar - 07:16 Homem é morto pelo próprio irmão
- Oportunidades - 07:00 Carreta-Escola do Senac estaciona no Pátio