• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Celebração a Consciência Negra reúne cultura e ancestralidade

Evento acontecerá no salão de festas da Rádio Club no próximo domingo ás 18h

Quarta-feira, 19 Novembro de 2025 - 09:50 | Luiza Ferraz


Celebração a Consciência Negra reúne cultura e ancestralidade
O evento contará com a participação de grandes nomes da cultura Ballroom. (Foto: Hannah Sherman’s)

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a House of Skill apresenta o Baile da Consciência Negra – Guetto in Glory, um evento da cultura ballroom. A celebração exalta a potência, a resistência e a beleza da cultura negra no Mato Grosso do Sul.

O evento tem a previsão de reunir cerca de 200 pessoas, com atrações reconhecidas nacionalmente na cultura Ballroom. A noite será uma comemoração e exaltação da cultura preta.

O Baile acontece no dia 23 de novembro a partir das 18h no salão de festa do Rádio Club e a entrada é gratuita.

Sobre a escolha da consciência negra como tema do evento, a founder mother Nala Skill, idealizadora do projeto, fala sobre a importância da celebração da cultura negra dentro da ballroom.

Celebração a Consciência Negra reúne cultura e ancestralidade
(Foto: Alle Alonso)

“O Baile da Consciência Negra — Gueto in Glory, nasceu de um desejo profundo de honrar as nossas ancestralidades e celebrar as potências pretas e queer que constroem, dia após dia, a cena ballroom brasileira. Desde o início, o processo de criação foi coletivo, afetivo e político. Cada detalhe, do nome à identidade visual, das categorias às performances, foi pensado para traduzir o orgulho de ser quem somos e de onde viemos. Foi um trabalho intenso de pesquisa, escuta e cuidado, onde buscamos trazer para a pista não apenas um espetáculo, mas uma experiência viva de resistência, beleza e pertencimento. ” Conta Nala. 

O evento contará com a presença da Icon Traiblazer Oveerseer Fênix Negra de Mandacaru, referência nacional e internacional em moda, passarela e desfile. Fênix é pioneira na cena ballroom e liderança da Casa de Mandacaru, e na sua primeira vez em Mato Grosso do Sul, fala sobre as expectativas do evento. 

Celebração a Consciência Negra reúne cultura e ancestralidade
(Foto: Grazy Salgado)

‘‘Estou torcendo para que os compartilhamentos e aprendizados potencializem profundamente as pessoas trans negras da cena local. Reconstruindo não só as narrativas de autoestima e autonomia, mas a imagem e protagonismo das pessoas trans negras na comunidade Ballroom brasileira e América Latina através do autoconhecimento. ” afirma a Icon. 

Com oito categorias, o baile exaltará elementos como a moda, música e a dança do movimento negro do Estado, para Icon Fênix Negra, o evento é um marco histórico na cultura sul mato-grossense. 

“Um marco histórico! Fiz parte do primeiro grupo que reuniu pessoas negras (cis e trans) da Ballroom brasileira, foi um aprendizado avaliar que tínhamos múltiplas formações e formas de ver o mundo, principalmente perceber que cada pessoa estava engajada em contribuir no seu território para uma comunidade menos racista e transfóbica. Inclusive escrevi para o livro Bixas Pretas: dissidências, memórias e afetividades pela Editora Devires sobre o olhar decolonial de uma pessoa negra trans, nordestina, periférica e vivendo com HIV abertamente sobre a história e trajetória da comunidade Ballroom brasileira. ” 

Para Kiunna Skill, founder mother da house of skill, a ball é a valorização e o reconhecimento da importância da cultura preta dentro do cenário artístico. “O Gueto in Glory é a materialização do que a House of S’kill sempre acreditou: que arte e resistência caminham juntas, e que toda glória nasce da coragem de existir. Ele se conecta ao nosso legado porque nasce da mesma energia que fundou a casa, a de acolher, de fortalecer e de construir pontes entre gerações, territórios e identidades. Ao mesmo tempo, ele aponta para o futuro. Representa a continuidade de um trabalho que não se limita às pistas, mas se expande para a formação, a troca e o reconhecimento dos corpos pretos e queer como produtores de cultura e história. O Gueto in Glory é o agora, um espelho do que fomos e uma semente do que ainda seremos. ” 

Celebração a Consciência Negra reúne cultura e ancestralidade
(Foto: Daniel Felipe)

SIGA-NOS NO Google News