Geral
CDH aprova criação de medalha para combate à violência contra a mulher
Medalha Laço Branco é destinada a homens ou instituições que se destacam no combate à violência contra a mulher
Quinta-feira, 05 Setembro de 2024 - 17:18 | Redação
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) um projeto que cria a Medalha Laço Branco, destinada a homens ou instituições que se destacam no combate à violência contra a mulher. A proposta, de autoria da senadora Augusta Brito (PT-CE), foi aprovada com um substitutivo do senador Paulo Paim (PT-RS) e agora segue para análise da Comissão Diretora do Senado.
O Projeto de Resolução do Senado (PRS 110/2023) estabelece que a medalha será concedida anualmente a até três homens ou instituições, com a entrega preferencialmente na semana do dia 6 de dezembro, em referência ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. As indicações serão feitas por senadores e apreciadas por um conselho composto por representantes de cada partido político com assento no Senado.
A senadora Augusta Brito destacou a importância da Campanha do Laço Branco, promovida no Brasil desde 1999 e inspirada em uma iniciativa canadense, que busca envolver os homens na luta contra o machismo estrutural e a violência de gênero. Para ela, a medalha é um símbolo de reconhecimento e incentivo à participação masculina nesse combate.
O senador Paulo Paim afirmou que a premiação representa um avanço para o direito das mulheres e fortalece o compromisso dos homens na luta contra a violência de gênero. Outros senadores, como Magno Malta (PL-ES) e Flávio Arns (PSB-PR), enfatizaram a necessidade de envolver toda a sociedade, especialmente os homens, nessa causa.
O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi instituído em memória do massacre ocorrido na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, em 1989, quando um homem assassinou 14 mulheres, gerando a criação do símbolo do laço branco como símbolo do combate à violência contra as mulheres.
(Fonte: Agência Senado)
Veja Também
O Projeto de Lei 2366/2024 prevê pena de até R$ 2 mil para tutor ou responsável por animal de estimação que o deixar sozinho dentro de veículos estacionados....
Últimas Notícias
- Charge - 07:00 O X volta a funcionar no Brasil após 18 dias de suspensão
- Eleições 2024 - 19:00 'Tenho certeza que eu vou ser a zebra do momento', diz candidato à prefeitura, bem confiante
- Justiça - 18:15 STJ nega novo pedido para soltar a influenciadora Deolane Bezerra
- Bandeirantes - 17:50 Polícia prende homem por descumprimento de medida protetiva em MS
- Brasil - 17:34 Projeto estabelece multa a quem deixa animal sozinho dentro de veículo
- Eleições 2024 - 17:12 Quaest: Beto Pereira sobe e empata com Rose Modesto na Capital
- Meio Ambiente - 16:50 Campo Grande distribui 15 mil mudas frutíferas
- Operação Clean Suffragium - 16:33 PF deflagra operação contra à coação eleitoral
- Levantamento - 16:13 Incêndios podem ter afetado mais de 11 milhões de pessoas no Brasil
- Campo Grande - 15:31 Vídeo: Motorista é flagrado se masturbando