• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

CCZ vai de casa em casa para combater escorpiões

Sexta-feira, 24 Janeiro de 2020 - 13:51 | Redação


Equipes do Serviço de Controle de Roedores e Animais Peçonhentos (Scraps) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande deram início nesta segunda-feira, 24 de Janeiro, a uma ação para ajudar famílias de Campo Grande a se prevenirem dos escorpiões. Os agentes visitaram imóveis nos bairros Jardim Panamá, Zé Pereira e Vila Alba.

A bióloga Christianne Eufrasio de Medeiros Brandão, gerente-técnica do Scraps, explica que as visitas são feitas seguindo um cronograma pré-programado com base nas solicitações feitas ao serviço. O trabalho consiste na vistoria do imóveis e aplicação de inseticida, com eficácia comprovada de 90%, além da orientação sobre as medidas preventivas.

“A recomendação que passamos a todos é vedar os locais, como vãos, frestas e ralos com telas de proteção. São barreiras físicas que ajudam a impedir que os animais entrem nas casas. Além disso, a população tem que manter os quintais limpos, não jogar lixo e resto de materiais de construção em terrenos, pois os animais estão em busca de abrigo e alimentos, como as baratas”, explicou.

Somente nos primeiros quinze dias deste ano foram registrados 19 incidentes em Campo Grande. No ano passado,  foram 742 acidentes escorpiônicos, dados que ainda podem aumentar conforme os números terminem de serem computados.

Abrigos - A espécie mais encontrada na área urbana é o escorpião amarelo (Tityus serrulatus). Eles buscam abrigos em vários lugares, como em locais com muito lixo e até nas redes de esgoto, sendo este o meio mais propício para a entrada nas residências.

A bióloga reforça que os animais gostam de se esconder naqueles restos de tijolos deixados perto do muro no quintal, nos ralos que não estão sendo utilizados, no lixo acumulado, folhas de árvores amontoadas.

“Neste trabalho nós também passamos todas essas orientações para o moradores para que ele não venha eventualmente ter algum incidente com o animal”, complementa.

Se, mesmo tomando todos esses cuidados, o morador ainda encontrar algum desses animais em casa, é recomendado fazer o recolhimento dele, colocando-o em um recipiente fechado, mas evitando o contato, e levá-lo ao CCZ, onde será feita análise do espécime, principalmente em caso de acidente.

Serviço - O proprietário do imóvel também pode solicitar uma inspeção na sua residência, seja no balcão da recepção do CCZ, ou via telefone, pelo 3313-5026 (horário comercial) ou no 3313-5000.

Se a pessoa for picada por um escorpião ou qualquer outro animal peçonhento ela deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber o atendimento adequado.

SIGA-NOS NO Google News