Geral
CCZ celebra 20 anos com oferta de castração, microchipagem e exames
Serão ofertadas 20 vagas para felinos e 20 para caninos serem castrados no mês de março
Segunda-feira, 17 Fevereiro de 2025 - 13:33 | Redação

No próximo dia 25 de fevereiro, Dia Nacional de Esterilização de Cães e Gatos, a Coordenadoria de Combate a Zoonoses (CCZ) irá celebrar os 20 anos do serviço de castração com uma ação especial para a população. Serão ofertadas vagas para castração, microchipagem, realização de exames e vacinação dos animais.
Conforme a coordenadora da CCZ, Cláudia Macedo, desde 2005 foram mais de cem mil animais – entre cães e gatos – castrados pela coordenadoria. Atualmente, o centro cirúrgico tem capacidade para esterilizar 550 animais por mês, sendo 400 felinos e 150 caninos. “A CCZ realiza a castração de felinos da população, sendo 350 vagas por mês através do site e mais cinco vagas presenciais por dia”, explica a coordenadora.
Todo animal que é esterilizado pelo SUS em Campo Grande também é microchipado, para que seja possível fazer a identificação do tutor caso aconteça de o cão ou gato ser encontrado na rua.
Durante a ação, que inicia às 8h, serão ofertadas 20 vagas para felinos e 20 para caninos serem castrados no mês de março, além da realização da michochipagem de 100 animais, realização de 50 testes rápidos para Leishmaniose Visceral Canina e vacinação antirrábica de todos os animais que forem até o local.
“Atualmente trabalhamos com o conceito de Saúde Única, que tem como objetivo pensar em um bem maior, envolvendo os animais, humanos e meio ambiente, uma vez que todos coexistimos no mesmo espaço e precisamos uns dos outros para uma relação equilibrada”, comenta a secretária municipal de saúde, Rosana Leite.
Veja Também
Últimas Notícias
- Saúde - 12:17 MS lidera cobertura de telessaúde com o melhor desempenho no Centro-Oeste, região de vanguarda nacional
- Mudanças - 11:51 Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana
- Prazo - 11:36 Prefeitura prorroga por 6 meses prazo
- Economia - 11:19 Boom industrial impulsiona capacitação e coloca Mato Grosso do Sul entre os líderes em emprego
- Economia - 10:58 Mercado financeiro eleva projeção do PIB para 2,25% em 2025
- 44 anos das Moreninhas - 10:36 Moreninha vai ganhar saída para o Itamaracá, além disso pavimentação total do bairro
- Briga - 10:11 Confusão em conveniência acaba em tiros no Itamaracá
- Feminicídio - 10:00 Mulher é morta a facada pelo ex-marido
- Dourados - 09:47 Paróquia Nossa Senhora da Conceição
- Ivinhema - 09:30 BPMRv apreende 16,5 kg de skunk durante fiscalização na MS-141

