• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

‘Casal Grávido’ inicia cursos de 2020 no próximo sábado

Segunda-feira, 03 Fevereiro de 2020 - 18:58 | Redação


No próximo sábado (08), o programa de prevenção “Casal Grávido” realiza o primeiro curso do ano, em Campo Grande e Dourados. Os encontros têm o objetivo de prevenir os principais problemas que possam aparecer durante a gestação, por meio de palestras e aulas práticas. O programa oferece informações com profissionais de todas as áreas relacionadas à saúde do bebê, como Pediatria, Anestesiologia, Obstetrícia, Enfermagem e acompanhamento nutricional.

Em Campo Grande, o curso acontece na Clínica da Família, que fica na Rua Vinte e Cinco de Dezembro, 1231, e os interessados em participar do “Casal Grávido”, na Capital, devem ligar no telefone (67) 3309-5351. Em Dourados, o curso acontece no Centro de Prevenção da Cassems, que fica na Rua Mato Grosso, 1470, entrada lateral pela Rua Onofre Pereira de Matos, no Jardim Climax. Os interessados em participar do “Casal Grávido”, em Dourados, devem ligar no telefone (67)3033-8383. Os encontros são mensais e iniciam às 7h30, nos dois municípios.

Lançado inicialmente em 2011, em Campo Grande, o programa de prevenção “Casal Grávido” se estendeu para o interior em 2018, quando chegou até Dourados e Três Lagoas e, agora, se estende até Corumbá. Para a obstetra e ginecologista Kamille Said, que é uma das profissionais que participam do “Casal Grávido”, as informações apresentadas pelo programa são importantes para diminuir possíveis problemas que possam acontecer durante a gestação.

“O programa ‘Casal Grávido’ é muito relevante porque ele acontece no fim de semana, o que possibilita que o pai acompanhe a mãe. Muitas vezes, a gestante não consegue fazer um acompanhamento com o parceiro durante as consultas de pré-natal. Esse é um momento em que a gente consegue tirar algumas dúvidas que possam ficar no decorrer das consultas e, estando em grupo, elas ficam mais à vontade e conseguem fazer perguntas que não são feitas nos consultórios. A dúvida da amiga pode ser algo que ela não havia sentido na consulta, então, ela consegue ter uma informação adicional. Hoje eu falei sobre o planejamento da gestação, do período pré-concepcional, onde ela pode fazer várias coisas para evitar algumas intercorrências durante o pré-natal”.

O médico residente em Pediatria, Guilherme Carvalho, também integrante da equipe multidisciplinar do programa, conta que os cuidados com o bebê começam antes mesmo do nascimento. “A consulta pré-natal pediátrica começa antes que o bebê nasça. O acompanhamento pediátrico é muito importante porque a maior parte do trabalho do pediatra é um trabalho preventivo, então, diminui muito a mortalidade, tanto do bebê, quanto da mãe. Da mesma forma que é muito importante a amamentação, as vacinas e o acompanhamento de peso. Esses cuidados começam antes de o bebê nascer e se intensificam após o nascimento”.

A anestesista Amani Mancini destaca que “a importância da Casal Grávido é que as gestantes chegam na hora do parto sem dúvidas e mais ciente do que vai acontecer. Eu sempre falo que a gente tem muito medo do desconhecido e quando você tem uma previsão do que pode acontecer, diminui a ansiedade, fica mais confortável e mais aconchegada. A gente pode fazer uma anestesia mais segura”.

O casal Gabriela Busatto Franco e Igor Franco está esperando o primeiro filho e participaram do curso, em Campo Grande. A futura mãe destaca a importância do curso, principalmente, para mães de primeira viagem. “O curso é muito importante porque ele dá as primeiras noções e os primeiros cuidados. Eu recomendo às mães de primeira viagem que não têm noção nenhuma e estão entrando nesse mundo agora. Cada dica é importante e as práticas são essenciais, como um banho, como segurar, os cuidados com o pré-natal, os tipos de parto, enfim, o curso só tem a acrescentar nessa nossa nova caminhada”.

Já Igor destaca a importância da participação do pai nesse momento tão importante do casal. “Um programa desse é extraordinário porque é um processo muito importante na nossa vida, para a vida do casal. A gente passa por um processo de descobrimento daquela vida que está nascendo na nossa. Foi muito bom participar e aprender um pouco como é a sensação da mulher estando grávida, a importância do pai durante a gestação e na criação da criança”.

SIGA-NOS NO Google News