• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Casa ou apartamento? Entenda as vantagens de cada um

Sexta-feira, 18 Janeiro de 2019 - 19:49 | Redação


Exclamado em programas de auditório e angustiante em cenas dramáticas de filmes, novelas ou séries, o sonho da casa própria é mais que parte da cultura do brasileiro: é um dos principais motores que tira muitas pessoas da cama pela manhã e as conforta para trabalharem duro pelo resto do dia.
 
Porém, a aquisição do imóvel ideal pede muita atenção e cuidado, afinal, é o local que deve servir de base para uma ou mais vidas — de tal forma que muitas questões precisam ser colocadas na balança, como a alternativa de habitar em um condomínio, o lazer, a localização do imóvel, o número de cômodos, a privacidade, a segurança, e outros detalhes. Porém, ainda há mais um ponto: o melhor é procurar por um apartamento ou casa para comprar?
 
Ao proprietário de uma casa, a questão da liberdade é um claro ponto positivo — não existem regras de convivência além daquelas que o próprio dono da casa impõe. O item liberdade está intimamente relacionado à privacidade. Por mais que existam vizinhos, a proximidade que se tem em um prédio é muito maior, e isso pode, sim, gerar uma dorzinha de cabeça vez ou outra. Porém, a atmosfera dos condomínios também tem ponto positivo: promove mais segurança, por exemplo. Sempre vai ter alguém próximo que poderá impedir qualquer situação adversa em sua residência.
 
As casas normalmente têm mais espaço, enquanto o apartamento costuma contar com maior infraestrutura, podendo abranger academia, piscina, salão de festas e outros ambientes. Aos adeptos do social, o prédio pode promover novos encontros e amizades, seja para o proprietário ou para seus filhos.
 
Por último, porém extremamente importante, está a questão financeira. Apesar da casa dispensar condomínio, o dono do imóvel deve arcar sozinho com todos os custos de manutenção, enquanto que em um prédio tais gastos já estão inclusos na administração do condomínio. 
 
Em todo o estado do Mato Grosso do Sul, há centenas de opções entre casas e apartamentos à venda, como o famoso Edifício Inah, na capital Campo Grande, inaugurado em 1970 em homenagem à escritora, artista plástica e pecuarista Inah Machado Metello, fundadora da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Além deste exemplo, é interessante lembrar, também, que o programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, aprovou no último ano, os primeiros imóveis com parcelas a partir de R$ 410,00 no estado. 
 
De qualquer forma, na hora da aquisição, o mais importante é entender exatamente o tipo de imóvel que você deseja morar, quais as necessidades da sua família e, dentre as opções que o mercado apresenta, fazer a escolha entre apartamento ou casa de maneira precisa e satisfatória.
 

SIGA-NOS NO Google News