• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Casa da Mulher de Jaraguari intensifica ações de prevenção e acolhimento durante o Outubro Rosa

Campanha fortalece acesso à informação, autocuidado e rede de apoio para mulheres do município

Segunda-feira, 27 Outubro de 2025 - 07:50 | Sandra Salvatierre


Casa da Mulher de Jaraguari intensifica ações de prevenção e acolhimento durante o Outubro Rosa
a Coordenadoria promoveu uma série de atividades com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, como palestras educativas, oficinas de autocuidado e turbantes, além da distribuição de kits de beleza e brindes. A programação também contou com depoimentos de mulheres em tratamento e de quem já venceu o câncer, fortalecendo a rede de apoio emocional. (Foto: Thiago Farias, Flores e Luis, Fernando Sauer)

A campanha do Outubro Rosa reforça a missão da Coordenadoria da Casa da Mulher de Jaraguari–MS: promover saúde, bem-estar e empoderamento feminino. Para a coordenadora Jéssica Salles Ricardo, advogada e responsável pela unidade desde março de 2025, a mobilização tem sido essencial para quebrar tabus e incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

“Em Jaraguari, essa campanha tem sido essencial para estimular a prevenção e levar informação qualificada às mulheres. Temos observado aumento na procura por exames, maior participação nas ações educativas e relatos de mulheres que identificaram sinais precoces da doença graças ao conhecimento adquirido durante as campanhas anteriores”, destacou Jéssica.

Nesta edição, a Coordenadoria promoveu uma série de atividades com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, como palestras educativas, oficinas de autocuidado e turbantes, além da distribuição de kits de beleza e brindes. A programação também contou com depoimentos de mulheres em tratamento e de quem já venceu o câncer, fortalecendo a rede de apoio emocional.

“Essas histórias reais criam um ambiente seguro para falarmos de saúde e são um incentivo poderoso ao autoexame, especialmente em uma cidade do interior, onde o diagnóstico precoce faz toda a diferença”, pontuou a coordenadora.

Rede de atendimento e cuidado integral

A Casa da Mulher atua de forma integrada com diferentes setores do município:

Saúde — encaminhamentos, exames preventivos e acompanhamento,

Assistência Social — apoio psicológico, orientação jurídica e segurança alimentar para mulheres em tratamento;

Educação e Esporte — ações preventivas e de fortalecimento da autoestima.

No dia 23 de outubro, foram realizadas atividades como ginástica laboral e oficina de autodefesa, práticas que contribuem para a saúde física e mental, reduzindo inflamações, auxiliando no controle do peso e ajudando a prevenir diferentes tipos de câncer.

Avanços institucionais e ampliação do alcance

Criada pela Lei nº 937/2021 e reestruturada pela Lei Complementar nº 1.053/2024, a Coordenadoria passou a atuar efetivamente este ano, com impacto social crescente — mesmo diante de limitações orçamentárias. A unidade já alcança áreas rurais, como a comunidade quilombola de Furnas do Dionísio, e escolas da rede municipal e estadual.

 

As ações prioritárias para os próximos meses incluem:

  •  Programação mensal sobre saúde integral da mulher,
  •  Prevenção de ISTs, saúde mental e envelhecimento saudável;
  •  Parcerias com o setor privado para formação de multiplicadoras da saúde;
  •  Calendário permanente de oficinas e atividades educativas.

A Coordenadoria também tem atuado na prevenção das violências contra a mulher, com blitz educativa, palestras e mobilizações. Entre os destaques, estão as participações da Dra. Angélica Fontanari e da delegada Analu Lacerda Ferraz, durante o Agosto Lilás, fortalecendo a rede de enfrentamento à violência doméstica.

“O trabalho é contínuo e voltado às necessidades reais das mulheres. Nosso compromisso é cuidar, acolher e transformar vidas, garantindo que todas tenham acesso à informação, proteção e apoio”, concluiu Jéssica.

 

Instagram: @coordenadoriamulherjar

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News