Geral
Capital recebe exposição com ilustração de mulheres que fizeram história
A cerimônia de abertura da exposição será nesta sexta-feira (3), às 17 horas, no espaço Quintal Sesc
Sexta-feira, 03 Março de 2023 - 18:51 | Redação

A exposição faz parte da programação do Quintal Sesc no Shopping Campo Grande, e apresenta personagens femininas importantes para a cultura e história de Mato Grosso do Sul nas mais diversas áreas de atuação, como artes plásticas, música, educação, dança e causas sociais. Conta com ilustrações e contos lúdicos de personalidades significativas como Lídia Baís, Tia Eva, Lenilde Ramos, Conceição dos Bugres e muitas outras.
Junto com o conto é disponibilizado um QR Code que leva para uma áudio dramatização da história no Spotify. Pensando na inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência visual também há um QR Code com a audiodescrição das imagens.
Os trabalhos expostos são de origem da disciplina de Computação Gráfica do curso de Design e Publicidade da UCDB, sob supervisão do professor Gabriel Ferraciolli. “A exposição é importante para que toda a população possa conhecer um pouco da nossa história, do que nós fomos formados e quem contribuiu para chegarmos onde chegamos. Muitas dessas artistas, professoras, advogadas, musicistas, carregam a identidade do que chamamos ser sul-mato-grossense", relata o professor.
Aberta ao público, a apresentação tem como público-alvo as crianças, pois apresenta materiais de caráter lúdico. Ao ler as histórias e ver as ilustrações, elas podem ser inspiradas a seguirem exemplos de mulheres que fizeram a diferença e transformaram a história sul-mato-grossense. A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Sant'Anna de Oliveira, relata que a exposição é importante para formar o imaginário das crianças, principalmente meninas. “Contar essas histórias contribui para que meninas entendam que podem chegar em lugares de poder, como essas mulheres apresentadas. É importante para que elas sintam-se representadas”.
O projeto da disciplina foi inspirado no livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes (2017) das autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo, em que contam com fábulas e ilustrações de 100 mulheres extraordinárias do mundo.
Serviço - Aberta na sexta-feira no espaço Quintal Sesc, no estacionamento do Shopping Campo Grande, a exposição completa ficará no corredor de expansão, localizado no piso superior do Shopping. A entrada é gratuita.
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis