Geral
Capital e 19 cidades de MS terão ação do registro civil
Cada comarca ofertará serviços como registro de nascimento tardio e emissão da segunda via de certidões, entre outros
Terça-feira, 06 Maio de 2025 - 07:00 | Redação

A Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realizará no período de 12 a 16 de Maio a 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”, em parceria com Cartórios de Registros Civis, Instituto de Identificação, Justiça Federal, Universidades, Procon/MS, Funai, Funtrab e outros órgãos.
Coordenada nacionalmente pela Corregedoria Nacional de Justiça, a iniciativa tem como objetivo erradicar o sub-registro civil de nascimento e garantir o acesso à documentação básica à população socialmente vulnerável, com atenção especial aos povos indígenas, pessoas em situação de rua e pessoas privadas de liberdade ou em medidas de segurança.
Em Campo Grande, o evento será realizado no Centro Universitário Unigran-Capital, localizado na região central, oferecendo uma estrutura ampla e de fácil acesso ao público. O horário de funcionamento será das 8 às 17 horas.
Na capital, o “Registre-se!” contará com a atuação da Carreta da Justiça, realizando serviços como reconhecimento de paternidade, reconhecimento e dissolução de união estável, ações de alimentos, divórcio, emissão de DNA e conversão de união estável em casamento (regime de comunhão parcial de bens).
A ação voltada à erradicação do registro civil também será estendida para o interior do Estado, em 19 comarcas: Amambai, Anastácio, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Fátima do Sul, Mundo Novo, Nioaque, Nova Andradina, Ponta Porã (Sanga Puitã e Aral Moreira), Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro e Três Lagoas.
Cada comarca ofertará serviços adaptados à sua realidade como registro de nascimento tardio, emissão da segunda via de certidões, atendimento jurídico gratuito, documentação indígena e quilombola, casamentos coletivos, alterações de nomes, orientações jurídicas diversas, entre outros.
Em localidades como Caarapó e Mundo Novo, a atuação será ainda mais direcionada à população indígena. Já em Nioaque, haverá oficinas de cidadania e capacitação, enquanto em Coxim e Nova Andradina o atendimento contará com a solicitação de certidões interestaduais via CRC.
Além disso, a ação conta com a participação das seguintes instituições:
- Instituto de Identificação (Sejusp): emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
- Receita Federal: atualização e regularização do CPF.
- Procon: orientação e atendimento ao consumidor.
- Sesau: vacinação e atualização da carteira de vacinação e do cartão SUS.
- UFMS: orientação jurídica para procedimentos junto à SEAD/MS e INSS.
- Funtrab: atendimento ao trabalhador e empregador e orientações sobre Seguro-Desemprego.
- Funai: atendimentos e orientações sobre documentação civil indígena.
A Corregedoria está em fase de finalização de parcerias e mais informações poderão ser consultadas no https://www.tjms.jus.br/corregedoria/registre-se.
Veja Também
Últimas Notícias
- Finanças - 11:59 Não tem cartão de crédito? Veja como parcelar suas compras mesmo assim
- Educação - 11:40 Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais
- Economia - 11:11 Petrobras reduz preço de venda do diesel para distribuidoras
- Dia das mães - 10:50 Campo-grandenses não economizam no Dia das Mães
- Solidaridade - 10:50 Projeto Criança Feliz promove bazar solidário
- Centro-Oeste - 10:33 Projeto que aumenta representação empresarial na Sudeco aguarda votação
- Economia - 10:15 Destinar o Imposto de Renda pode ajudar idosos do Asilo São João Bosco
- Festa do Queijo de Rochedinho - 09:50 8ª Festa do Queijo de Rochedinho acontece neste sábado (10) com gastronomia e atrações culturais
- Violência - 09:30 Mãe e filha são cercadas e ameçadas de morte por quatro ladrões em MS
- Comunidade - 09:00 Campanha 'Doador Comunitário' reforça o ato de salvar vidas