Geral
Capital começa ano com 89% de cobertura da rede de esgoto
Cidade segue rumo a universalização dos serviços de saneamento básico
Quinta-feira, 04 Janeiro de 2024 - 17:14 | Redação
A Águas Guariroba celebra os avanços no saneamento básico em Campo Grande. A Capital, que já possui abastecimento regular de água tratada em toda a zona urbana há mais de 10 anos, inicia 2024 com 89% de cobertura na coleta e tratamento do esgoto. Atualmente, a concessionária executa a maior ampliação da rede esgoto dos últimos anos, rumo a universalização dos serviços de saneamento básico na cidade.
“No início de 2023, nos comprometemos a entregar 150 quilômetros de novas redes de esgoto. Chegamos a dezembro com mais de 233 quilômetros entregues. Com trabalho e dedicação de profissionais além da conta, realizamos o maior programa de implantação de rede de esgoto dos últimos anos, chegando ao índice de 89% de cobertura da rede de esgoto, beneficiando mais de 24 mil famílias. Serviços que significam mais qualidade de vida, dignidade para as pessoas, além de valorização dos imóveis, com o esgotamento sanitário chegando inclusive em comunidades indígenas”, ressalta o diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira.
Em paralelo à ampliação da cobertura de esgoto, Campo Grande continua recebendo investimentos que fortalecem o sistema de abastecimento de água para acompanhar as mudanças climáticas e o crescimento urbano da cidade. Ao longo de 2023, a concessionária perfurou poços, substituiu e incrementou redes de abastecimento e modernizou estruturas, de modo que em apenas um dia foram produzidos mais de 306 milhões de litros de água.
“Cumprindo nossos compromissos, mantivemos o abastecimento normalizado mesmo durantes as ondas de calor extremos e, comprovando a eficiência operacional da Águas Guariroba, batemos recorde de produção de água. Além disso, em nossa missão de transformar o meio ambiente onde atuamos, produzimos mais de 60 mil mudas de árvores nativas do cerrado em nosso viveiro Isaac de Oliveira, contribuindo com a preservação das nascentes e do meio ambiente. E, para este ano, estamos trabalhando para dobrar esse número”, pontua o diretor.
Com olhar voltado para a população carente, a concessionária expandiu a Tarifa Social e, atualmente, mais de 20 mil famílias são beneficiadas. Além disso, o diálogo ativo com as mais de 8 mil lideranças já atendidas pelo projeto Afluentes garantiu a solução rápida de demandas da comunidade.
Muito além do básico - A Águas Guariroba realizou ainda o projeto Escolas Saneada, beneficiando 16 escolas de Campo Grande. A iniciativa implantou na Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima, na Colônia do Aguão, que fica na saída para Rochedo, um sistema de tratamento de água, garantindo a melhoria no ambiente escolar e perspectivas de maior rendimento nos estudos para os alunos.
“Essa iniciativa destaca nosso compromisso em levar saneamento básico para todos, com respeito e inclusão, em uma cidade que é referência no país na qualidade da prestação dos serviços de água e esgoto. Queremos que este projeto seja referência para todo o país, para que através de iniciativas como essa consigamos alcançar mais comunidades levando educação, saúde e dignidade”, conclui o diretor-presidente da concessionária, Themis de Oliveira.
Últimas Notícias
- Saúde - 15:59 Estudo revela alta letalidade de cânceres relacionados ao tabaco
- Record TV - 15:39 Diretor de Reis registra último dia de gravação da série na Argentina
- Saúde - 15:09 Médico dá dicas para manter o equilíbrio nas festas de fim de ano
- Educação - 14:50 Eleição define novos diretores de 40 escolas municipais em Dourados
- Corumbá - 14:39 Programa Família Acolhedora recebe cadastros até o dia 13 de Dezembro
- Crime - 14:09 Em Ponta Porã, ladrões voltam a roubar fiação de semáforos
- Dourados - 14:00 Motociclista fica ferida em acidente com bicicleta elétrica
- ALEMS - 13:55 Deputados recebem governador para entrega de projetos antes do recesso
- Energia - 13:39 Natal: seus enfeites luminosos estão instalados com segurança?
- Violência Contra a Mulher - 13:00 Boletim destaca índices alarmantes de violência contra mulheres na Capital