Geral
Campo-grandense vende laços para custear faculdade de jovens africanos
Elaine Knoner é voluntária em projeto que oferece serviço a população de país da África
Sábado, 27 Julho de 2024 - 13:32 | Clara Borba Deps

Elaine Knoner é membra de um grupo de profissionais voluntários que fazem missões. O grupo é conhecido como Missão Andrews e oferecem diversos tipos atendimento dentro e fora do Brasil. O coletivo funciona sem apoio financeiro governamental e é uma ação independente. Os locais das missões incluem o Pantanal, Amazonas, África e Ásia.
Elaine tem um perfil no Instagram onde vende laços por encomendas: @elainelacosefitas. O dinheiro das encomendas é destinado para custear a mensalidade de faculdade de dois jovens que estudam em Guiné-Bissau.
Já que, todas as instituições de ensino são privadas e existe um acordo entre professores e responsáveis para custear a mensalidade mínima, em troca da não paralização das aulas. Os jovens que Elaine apadrinha são, Samuel que estuda língua potuguesa e Nivaldo que estuda matemática.
Como tudo começou- Em 2018, Elaine e o marido, Luis, participaram do projeto com voluntários pela primeira vez, ajudando comunidades ribeirinhas no Pantanal, com alimentos, roupas e atendimento de saúde.

A próxima missão foi em um país africano, República de Guiné-Bissau, uma ilha tropical parte de um arquipélago na costa atlântica ocidental.
Elaine relata que quando chegou na cidade de Bubaque, na ilha, a situação era mais do que precária, onde faltavam recursos para a manutenção da sáude, educação e saneamento básico.
Contanto, devido a beleza natureza da ilha e o carinho do povo, se apaixonou de primeira, "Tudo muito lindo, tá? A natureza esplendorosa, o povo carinhoso, aquelas crianças são apaixonantes. Eu me apaixonei por aquele lugar. E durante aquela viagem, um dos nossos líderes nos convidou, eu e meu esposo, pra ficarmos lá futuramente e morar naquele local pra construirmos uma escola".
Os dois eram funcionários públicos e pediram licença não remunerada dos cargos no fim de 2018, e se mudaram para Guiné no começo do ano seguinte. Elaine afima que por mais que existissem vários percalços realcionados a energia elétrica, moradia e água, a experiência valeu a pena. "Foi um período assim maravilhoso da nossa vida, a gente se envolveu muito com eles".

O projeto- Todo mês de janeiro um grupo vai para Bubaque, em Guiné Bissau. Os volúntários ficam, aproximadamente, de quinze a vinte dias na ilha atendendo a comunidade e a principal necessidade é médica e dental. Os voluntários levam grandes quantidades de remédios, principalmente antibióticos e anti-inflamatórios. "Qualquer corte ou ralado, já vira uma ferida grave por conta da praia. Eles também andam muitos descalços então é bem complicado", explica Elaine.
Ela também explica os outros necessidades que o grupo normalmente atende, "Outro atendimento que a gente faz é na área de educação mesmo, nós fizemos uma capacitação para os professores, em torno de sete ilhas ali próximas que nós nos reunimos. E atendemos em torno de oitocentos profissionais da área da educação, porque naquele ano nós fomos com nove professores aqui de Campo Grande."

O projeto é voluntário e qualquer pessoa pode participar, indo em missões, apadrinhando uma criança ou simplesmente doendo para a iniciativa.
Os dados financeiros para doação são:
Conta Bancária Missão Andrews
BRADESCO
AG: 1387
СС: 10742-5
UCOB MISSÃO ANDREWS
PIX: [email protected]
CNPJ: 07.121.135/0003-16
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis