Geral
Campo Grande ganha ponto de coleta de descarte de medicamentos
Universidade particular de Campo Grande cria ponto de descarte correto de medicamentos
Sexta-feira, 24 Maio de 2024 - 12:10 | Ian Netto

A Universidade Católica Dom Bosco tem disponibilizado um ponto de descarte correto de medicamentos. A ação é uma parceria da Universidade com o curso de Farmácia, que realiza uma vez por mês o recebimento dos medicamentos. Podem ser descartados, medicamentos vencidos e em desuso.
O Brasil que ocupa o 6° lugar no ranking dos países que mais consome medicamentos, tem enfrentado problemas com o descarte errado desses produtos. Um dos maiores problemas é a falta de informação sobre a maneira correta para o armazenamento até o seu descarte. Além de prejudicar a saúde humana, o descarte errado dos medicamentos pode causar danos ao meio ambiente, poluindo os recursos hídricos e o solo. A professora Marla Ribeiro, professora e coordenadora do curso de farmácia, explica como o mal descarte desses medicamentos podem afetar a sociedade.

"Isso nos preocupa muito, quanto mais a gente consome, mas a gente vai gerar resíduo e esse resíduo vai esta aonde? na agua e a gente sabe que a agua é um recurso escasso. Nos temos peixes contaminados devido ao descarte errado desses medicamentos. além de ter casos onde cachorro, crianças, tem acessos a esses remédios em casa e acabam consumindo por estar no lugar errado" relata Marla
A professora, que é doutorando na área de farmácia explica como a ação da Universidade Católica Dom Bosco tem contribuído com informações e ajudando a dar o destino correto para os remédios.
"A gente começou disseminando informação internamente primeiro, as vezes eu chego na secretaria e tem lá duas sacolinhas de remédio me esperando, porque os alunos tem tido essa consciência, tem buscado informação e levado isso adiante para dentro de casa. E essa ação com o descarte dos remédios não é só isso, todas as terças feiras o ponto de coleta esta em um ponto da faculdade e tem os exames, de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testagem sanguínea, é o combo todo" conta Marla.
Para o aluno Tito Lima de Miranda, que está no 5° semestre do curso de Farmácia e monitor da ação, explica que a ação é um beneficio para os alunos, pela experiência e preparo para o mercado de trabalho.

"Tem que se englobar no campo acadêmico, ter todas experiências e depois além de sair um profissional preparado, acaba que agrega currículo para o mercado de trabalho, o que ajuda muito, porque essas ações todas vão ser levadas em consideração no final" contou o aluno.
A professora Marla explica como deve ser feito o armazenamento e o descarte desses medicamentos:
. Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos
. Abra somente um frasco ou embalagem de cada medicamento por vez.
. Mantenha os medicamentos nas embalagens originais para facilitar sua identificação e o controle da validade
Sobre o descarte, eles devem ser entregues nos seguintes locais:
. Drogarias e farmácias
. Ubs
. Além de outros pontos de descarte
Além das ações de saúde, a Universidade tem realizado uma vez ao mês, a justiça itinerante, que tem ajudado moradores da região a resolver pendencias até casar
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Campo Grande - 17:28 Vídeo: Colisão em mureta na Av. Gunter Hans vitimou estudante
- Atendimentos - 17:17 Defensoria ultrapassa 390 mil atendimentos e expande atuação em MS
- Corredor - 16:57 Evento na UFMS promove debates interdisciplinares sobre a Rota Bioceânica
- Antônio João - 16:50 Homem persegue e queima casa de companheira
- Prioridade - 16:32 Comissão aprova atendimento preferencial a idosos e pacientes com câncer
- MS-164 - 15:55 Homem é preso transportando cabelo humano em Ponta Porã
- Operação Successione - 15:35 Novos membros envolvidos do jogo do bicho são identificados
- Prevenção - 15:00 Dourados intensifica ações de prevenção e testagem no Dezembro Vermelho
- Capacitação - 14:50 SEAC-MS abre últimas inscrições do ano para cursos gratuitos do PROFAC
- Educação - 14:00 Prefeitura divulga calendário de matrículas para escolas e Ceims em 2026

