Geral
Campanha binacional vacina 1,7 mil animais contra a raiva na Bolívia
Cobertura foi conduzida por profissionais de Corumbá em Puerto Quijarro, enquanto servidores de Ladário atuaram em Puerto Suárez
Terça-feira, 05 Agosto de 2025 - 11:52 | Redação

Equipes da Prefeitura de Corumbá, por meio de servidores da Secretaria Municipal de Saúde, vacinaram 1.753 animais - entre cães e gatos - durante a campanha binacional de vacinação antirrábica realizada em território boliviano, nos dias 02 e 03 de agosto. A secretária de Saúde de Corumbá, Tatiana da Silva Santos Mattos, acompanhou o trabalho das equipes do município.
No sábado, dia 02, foram imunizados 708 animais, sendo 585 cães e 123 gatos. Já no domingo, dia 03, os números subiram: 858 cães e 187 gatos receberam a vacina, totalizando 1.045 imunizações. A cobertura foi conduzida por profissionais de Corumbá em Puerto Quijarro, enquanto servidores de Ladário atuaram em Puerto Suárez.
A ação contou com a participação de profissionais de saúde do Brasil e da Bolívia, em cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), os ministérios da Saúde de ambos os países, além das Secretarias de Saúde de Corumbá, Ladário e do Estado de Mato Grosso do Sul.
A gerente de Vigilância em Saúde de Corumbá, Walkíria Arruda da Silva, destacou a importância da iniciativa para o controle da raiva animal nas regiões de fronteira. “Essa ação é um fortalecimento da vigilância na fronteira. Não há como separar essas realidades, já que a rotina e o fluxo de pessoas e animais entre as cidades são diários”, afirmou.
O último caso de óbito humano por raiva canina registrado em Corumbá ocorreu em 2015, o que reforça, segundo Walkíria, a relevância da campanha para evitar novos casos da doença, que possui taxa de letalidade próxima de 100%. Ela também ressaltou a necessidade de manter a vacinação de cães e gatos em dia e alertou: em caso de agressão por animais, é fundamental buscar atendimento imediato em uma unidade de saúde.
A campanha binacional foi acompanhada por autoridades brasileiras e bolivianas, reforçando o compromisso conjunto com a saúde pública e a prevenção de zoonoses na região de fronteira.
Últimas Notícias
- Economia - 13:32 Prefeitura instalará energia solar para famílias com renda de até 5 salários
- Oportunidades - 13:00 IFMS abre 1.840 vagas em cursos técnicos
- Apostadores - 12:19 Acumulada, Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 100 milhões nesta terça
- Saúde Pública - 11:52 Campanha binacional vacina 1,7 mil animais contra a raiva na Bolívia
- Bataguassu - 11:33 Autor de furto é preso sendo identificado por ter trabalhado no local
- Campo Grande - 11:11 Condutor é preso com carro financiado em nome de pernambucano
- Esporte e turismo - 10:55 Grupos de pedal ganham força e impulsionam o turismo em Campo Grande
- Habitação - 10:38 Prefeitura vai conceder mais de R$ 4,5 milhões para ajudar famílias a conquistar o primeiro imóvel
- Campanha da DHPP - 10:14 Famílias buscam desaparecidos
- Saúde - 09:50 Cidade de MS inaugura no dia 9 de Agosto o 1º Samu Indígena do Brasil