Geral
Bioparque Pantanal promove educação ambiental com atividades interativas
Maior aquário de água doce do mundo recebe mais de 75 mil estudantes em ações que conscientizam sobre a preservação ambiental
Sábado, 07 Setembro de 2024 - 09:39 | Redação

A educação ambiental é um dos pilares do Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo. O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Bioparque realiza atividades bimestrais, atualmente focadas no mês da árvore, celebrado em Setembro.
O Bioparque busca conscientizar os visitantes sobre a importância do meio ambiente, com uma equipe de biólogos e pedagogos que coordenam atividades como contação de histórias, ações pedagógicas e uso do Laboratório Móvel e do microscópio.
Segundo Thuany Rezende, bióloga do NEA, o tema da árvore é trabalhado em conjunto com outras datas ambientais importantes, como o Dia do Cerrado e o Dia da Amazônia. Em julho, o núcleo abordou a biodiversidade de Mato Grosso do Sul e do Brasil, com resultados positivos na interação dos visitantes, especialmente crianças.
No espaço de educação ambiental do Bioparque, a pedagoga Sueli Bonfim utiliza a contação de histórias para sensibilizar o público sobre a conservação ambiental. Denise Ferreira, mãe de um visitante, destacou a importância das atividades lúdicas para a conscientização das crianças sobre a preservação da fauna e da flora.
Maria Fernanda Balestieri, diretora geral do Bioparque, ressaltou que a educação ambiental na infância é essencial para o desenvolvimento de responsabilidade e empatia com o meio ambiente.
O Bioparque Pantanal recebeu mais de 1.340 escolas e 75.500 alunos até agosto de 2024. As visitas escolares ocorrem nas terças e quintas-feiras, com agendamento feito mensalmente pelo site do Bioparque. A entrada é gratuita para grupos estudantis.
Últimas Notícias
- MPT-MS - 19:09 Chapadão do Sul condenado por negligência com segurança do trabalho
- Iguatemi - 18:32 Quatro pessoas presas por furto de caminhão no Paraná
- Justiça - 18:00 Ministro pede explicações sobre escolta de Bolsonaro ao hospital
- MPMS - 17:42 Justiça suspende obras no entorno do Parque dos Poderes na Capital
- UFGD - 17:30 FIT 2025: UFGD disponibiliza catálogo com programação dos espetáculos
- Saúde - 17:13 Lula lembra covid e diz que saúde não tem esquerda ou direita
- Aral Moreira - 16:58 Dupla presa por transportar maconha com destino ao interior de SP
- Ditadura - 16:52 Brasil agradece Argentina por identificar pianista vítima da ditadura
- Mega-Sena - 16:10 Mega-sena acumula e prêmio chega a R$ 25 milhões para a próxima terça
- Educação - 15:52 Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor