Geral
Auriculoterapia é usada no tratamento de pacientes em unidades de saúde
Segunda-feira, 13 Maio de 2019 - 16:37 | Redação
A auriculoterapia tem sido utilizada como uma ferramenta para auxiliar no tratamento de pacientes atendidos nas Unidades Básicas e de Saúde da Família (UBS e UBSF) de Campo Grande. NA UBSF Batistão, a prática foi inserida ao atendimento do Grupo de Saúde Mental e os resultados estão sendo positivos.
A psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) Batistão A, Francine Damin, explica que a auriculoterapia é uma prática integrativa e complementar da medicina, que tem o objetivo de equilibrar a energia vital do ser humano.
“Baseado na teoria chinesa, a doença é a manifestação de desequilíbrio desta energia e a auriculoterapia vem de forma a readquirir tal energia perdida”, diz.
Entre os benefícios da prática estão:o equilíbrio físico e mental, aumento na produção de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar.
“É um tratamento eficiente em distúrbios como insônia, ansiedade, diminuição da libido, dores, até mesmo em doenças emocionais mais complexas como síndrome do pânico, transtornos de ansiedade, depressão, entre outras”, complementa a psicóloga.
Na UBSF Batistao, a prática é ofertada para os pacientes do Grupo de Saúde Mental semanalmente. Atualmente, o atendimento ocorre somente para as demandas programadas.
O Grupo de Saúde Mental da unidade reúne cerca 30 pessoas e além da auriculoterapia são oferecidas palestras educativas, rodas de conversas e troca de receitas médicas desses pacientes.
Ampliação - Na última semana, 17 profissionais passaram pelo curso de formação em auriculoterapia oferecido pela Sesau em conformidade com as diretrizes das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PICS), o que vai proporcionar o aumento na oferta da prática nas Unidades Básicas e de Saúde da Família (UBS e UBSF).
Na Rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande, a prática tem sido usada em abordagens individuais, como em coletivas, além de auxiliar no tratamento de pessoas que desejam abandonar o vício do tabaco.
Últimas Notícias
- Inclusão - 18:05 Corumbá integra programa para fortalecer proteção e cuidado com idosos
- Brasil - 17:50 Projeto da Câmara proíbe vítima de violência de pagar pensão ao agressor
- Sustentabilidade - 17:24 Três Lagoas recebe Caravana de Coleta de Eletrônicos
- Caarapó - 16:50 Ataque da polícia em retomada Guarani e Kaiowá deixa nove feridos
- Saúde - 16:05 Prefeitura de Dourados implanta consultas com neuropediatra para crianças
- Feira das Profissões - 15:35 UFMS realiza Primeira Feira das Profissões durante o Integra 2025
- Esporte - 15:27 Sesi renova parceria entre MS e SP para promover integração no esporte
- Coxim - 14:41 Desmatamento ilegal em Coxim resulta em TAC e indenização de R$ 45 mil
- Violência doméstica - 14:05 Marido é preso por agredir e ameaçar queimar esposa em Dourados
- Mobilidade - 13:35 Audiência pública discute Ciclismo Urbano em Campo Grande