Geral
Assembleia realiza solenidade para entrega da "Comenda Jô Clemente”
Serão homenageadas pessoas e entidades que que atuam pela inclusão das pessoas com deficiência
Terça-feira, 26 Agosto de 2025 - 12:19 | Redação

Com 99 anos, Jolinda Garcia dos Santos Clemente, mais conhecida como Jô Clemente, dá seu nome à honraria a ser entregue em sessão solene no dia 27 de Agosto, próxima quarta-feira. A solenidade, proposta pelo deputado Júnior Mochi (MDB), será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) a partir das 19h. Na cerimônia, serão homenageadas pessoas e entidades que que atuam pela inclusão das pessoas com deficiência, em especial as com deficiência intelectual e múltipla.
Nascida em 1926 em Coxim, Jô Clemente fundou, em 1961, a primeira a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A iniciativa foi realizada juntamente com outras famílias que, assim como ela, tinha filhos com Síndrome de Down. A honraria que tem o seu nome – “Comenda Jô Clemente” – foi instituída pela Resolução 96/2023, de autoria do deputado Júnior Mochi. Conforme a Resolução, a sessão solenidade é realizada, anualmente, entre os dias 21 e 28 de agosto, em alusão à Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
“A concessão da comenda é uma oportunidade para valorizar pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, que tenham contribuído com ações concretas e significativas para o acolhimento, a assistência, a defesa de direitos e o fortalecimento da cidadania da população com deficiência em nosso Estado”, afirma o deputado Junior Mochi no requerimento para realização da sessão solene.
O parlamentar também reforça a importância do trabalho realizado por Jô Clemente. “Mulher sul-mato-grossense nascida em Coxim, pioneira na luta pela inclusão das pessoas com deficiência intelectual no Brasil. Fundadora da primeira APAE do país em 1961, Dona Jô Clemente se dedicou incansavelmente à construção de um modelo de assistência, educação e dignidade para milhares de famílias brasileiras”, comenta o deputado.
Serviço - A sessão solene é aberta ao público e à imprensa, contando com cobertura jornalística realizada pela Comunicação da ALEMS. Será disponibilizado registro fotográfico no banco de imagens do Portal da ALEMS, além da tramsnissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.
A solenidade será transmitida simultaneamente pelos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMS, no canal 7.2 (sinal aberto) e canal 9 da Claro NET TV, bem como pelo link da TV ALEMS no site institucional. A transmissão também poderá ser acompanhada pela Rádio ALEMS FM 105.5 (sinal aberto) ou pelo link da Rádio ALEMS no portal da Assembleia.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ALEMS)
Últimas Notícias
- Nacional - 13:20 Ministro do STF mantém prisão domiciliar de Bolsonaro
- Justiça - 13:10 Defensoria conquista absolvição em caso de tentativa de feminicídio
- Educação - 12:00 Revalida 2025: cartão de confirmação de inscrição está disponível
- Saúde - 10:47 Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos
- Acidente de Trânsito - 10:30 Hospital não informa família após acidente
- Los Angeles - 10:10 Jovem é preso em Campo Grande após movimentar milhões com tráfico e lavar dinheiro como falso empresário
- Emprego - 09:50 Prefeitura abre processo seletivo para contratação temporária de pedreiros e coveiros
- Empregos - 09:37 Jucems ultrapassa 10 mil registros de empresas no ano
- BR-163 - 09:12 Colisão entre 2 carros deixa um morto e mulher ferida em Dourados
- Fundect - 08:50 HU-UFGD amplia cuidado indígena com projeto pioneiro de telessaúde