Geral
Árvore está doente e será removida, diz Semadur
Falsa-seringueira da Praça do Rádio Clube está em péssimo estado fitossanitário, informa secretaria
Quarta-feira, 09 Setembro de 2020 - 16:56 | Redação

A poda de uma árvore centenária no Centro de Campo Grande levantou questionamentos e polêmicas nesta semana. Nas redes sociais, houve quem denunciasse a suposta ‘poda radical’ da Falsa-seringueira (Ficus elastica), de aproximadamente 25 metros de altura, localizada na Praça do Rádio Clube.
Contudo, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a Semadur, a árvore estaria doente e com risco de queda. Por isso, está sendo removida.
Na tarde desta quarta-feira, 9 de Setembro, uma equipe da Energisa fazia a poda de galhos para preservação da rede de energia elétrica.
Conforme a secretaria, no mês de Julho foi realizada vistoria preventiva nas árvores da praça. Na ocasião, descobriu-se que a Falsa-seringueira estaria em péssimo estado fitossanitário.
O documento constatou ausência de vitalidade, risco de queda de partes dela, pontos de necrose no fuste e nos ramos, além de infestação de cupim e fungos (contaminação sistêmica), atacando principalmente os ramos mais altos e mais espessos da árvore.
“Portanto, considerando o estado fitossanitário, o risco de queda de parte(s) desta árvore e consequentes danos à integridade física de pessoas que circulam no local além de possível acidente em decorrência da queda de galhos que possam atingir a rede elétrica, a referida árvore se enquadra no Artigo 22 da Lei Complementar n. 184 sendo recomendada a remoção”, informou a Semadur em nota encaminhada ao Diário Digital.
O trabalho de poda para a remoção da árvore começou na semana passada, logo após a queda de um galho. A secretaria não informou prazos para a conclusão do serviço e nem revelou se existem outras árvores com remoção prevista.
Últimas Notícias
- Identificado pelas digitais - 18:40 Suspeito de assalto à casa de idoso é preso
- Maracaju - 18:30 Trio é preso com mais de 1,5 tonelada de maconha em caminhão baú
- Mês do Orgulho - 18:09 MPMS integra Comitiva de Cidadania LGBTQIAPN+ em ação na 14 de Julho
- Capacitação - 17:50 ESMP-MS realiza curso sobre falhas na cadeia de custódia e investigações
- Nacional - 17:32 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 52 milhões nesta terça-feira
- Pantanal Sustentável - 17:17 ABPO defende protagonismo dos produtores no Pacto do Pantanal
- Ribas do Rio Pardo - 16:50 Segurança é morto com cinco tiros
- Prejuízo de R$ 3,3 milhões - 16:24 Veículo com mais de 1,5 tonelada de maconha é recuperado
- Meio Ambiente - 16:03 Pesquisadores capturam mais um tatu-canastra em parque de Três Lagoas
- Após dois dias - 15:55 Foragido que matou namorada à facadas é localizado pela polícia