Geral
Árvore está doente e será removida, diz Semadur
Falsa-seringueira da Praça do Rádio Clube está em péssimo estado fitossanitário, informa secretaria
Quarta-feira, 09 Setembro de 2020 - 16:56 | Redação

A poda de uma árvore centenária no Centro de Campo Grande levantou questionamentos e polêmicas nesta semana. Nas redes sociais, houve quem denunciasse a suposta ‘poda radical’ da Falsa-seringueira (Ficus elastica), de aproximadamente 25 metros de altura, localizada na Praça do Rádio Clube.
Contudo, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a Semadur, a árvore estaria doente e com risco de queda. Por isso, está sendo removida.
Na tarde desta quarta-feira, 9 de Setembro, uma equipe da Energisa fazia a poda de galhos para preservação da rede de energia elétrica.
Conforme a secretaria, no mês de Julho foi realizada vistoria preventiva nas árvores da praça. Na ocasião, descobriu-se que a Falsa-seringueira estaria em péssimo estado fitossanitário.
O documento constatou ausência de vitalidade, risco de queda de partes dela, pontos de necrose no fuste e nos ramos, além de infestação de cupim e fungos (contaminação sistêmica), atacando principalmente os ramos mais altos e mais espessos da árvore.
“Portanto, considerando o estado fitossanitário, o risco de queda de parte(s) desta árvore e consequentes danos à integridade física de pessoas que circulam no local além de possível acidente em decorrência da queda de galhos que possam atingir a rede elétrica, a referida árvore se enquadra no Artigo 22 da Lei Complementar n. 184 sendo recomendada a remoção”, informou a Semadur em nota encaminhada ao Diário Digital.
O trabalho de poda para a remoção da árvore começou na semana passada, logo após a queda de um galho. A secretaria não informou prazos para a conclusão do serviço e nem revelou se existem outras árvores com remoção prevista.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:17 Dois são presos como batedores de carro com 152 kg de drogas
 - Vítima fatal - 17:50 Pintor morre em acidente em rodovia
 - Nova Andradina - 17:37 Vídeo: Namorada descobre mensagens e golpeia namorado com canivete
 - Campo Grande - 17:12 Veja os horários de atendimento nas repartições após redução de expediente
 - Sorte - 16:58 Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 41 milhões nesta terça-feira
 - Oportunidades - 16:32 Faculdade Insted sedia treinamento gratuito sobre ferramentas da Meta
 - Procura-se - 16:00 Polícia Civil procura "Paraguai" após tentativa de homicídio
 - Moradia - 15:52 Inscrições para o Residencial Antártica terminam às 23h59 desta segunda
 - Clima - 15:30 Mais de 1,1 milhão de raios em 24h
 - Campo Grande - 15:00 Flanelinhas cobram em área pública
 



















