Geral
Artesãs de MS participam de feira da América Latina
Quarta-feira, 24 Julho de 2019 - 18:32 | Redação
As marcas sul-mato-grossenses Ateliê Ihaycoti e Fibra Morena conseguiram apoio para participar da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte 2019), realizada de 3 a 14 de Julho em Olinda (PE). O evento é o maior deste tipo na América Latina e reuniu mais de 300 mil visitantes em 11 dias.
As marcas representaram um grupo de 60 artesãos de Mato Grosso do Sul, e a venda conjunta na feira resultou em R$ 190 mil. A artesã e proprietária do Ateliê Ihaycoti Leslie Basse Gaffuri participa da Fenearte há 12 anos, mas afirma que em 2019 conseguiu o maior volume de vendas.
Com a argila, ela cria em cerâmica bonecas indígenas, adornos de ave sul-mato-grossenses, entre outros produtos com o toque regional. A habilidade para empreender e definir o design das peças foi aperfeiçoada após consultorias realizadas no Sebrae-MS.
"Foi quando consegui criar um produto para mim, agora estamos colhendo os frutos, descobri que ser artesã é ser uma grande empreendedora, a gente consegue ganhar dinheiro fazendo um bom trabalho com qualidade, foi isso que aprendi", afirma Leslie.
Outra artesã que foi expor na Fenearte é Lucimar Maldonado, da Fibra Morena. A empresa utiliza fibras naturais, como a folha de bananeira, para produzir diversos produtos, que vão desde utilitários como tapetes até acessórios. "No Sebrae, construí meu plano de negócios, passei por consultorias de formação de preço, marketing, design de produtos, conhecimento de mercado. O resultado na feira é sempre surpreendente, a cada ano conseguimos atingir uma nova meta", comenta.
A ida das artesãs foi apoiada pelo projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), dentro do MS Investe Turismo, uma série de ações realizadas pelo Sebrae-MS para aumentar a competitividade dos destinos turísticos do Estado. As ações incluem capacitações para inteligência comercial, inserção tecnológica das empresas e aprimoramento da experiência ofertada ao turista.
De uma cartela de 100 clientes atendidos pelo DTI no Estado, 20 são de artesanato. A área integra a economia criativa, um dos setores ligados ao turismo. Para a analista técnica da instituições de apoio aos pequenos negócios, Anekelly Oliveira Machado, a participação das artesãs na Fenearte 2019 representa uma ampliação de mercado. "Com esta ampliação, outros estados e turistas começam a entender um pouco mais a nossa cultura, e ficam curiosos para conhecer o Estado".
O projeto inclui também orientações para melhorar o produto. No ano passado, as duas artesãs participaram de uma oficina de design com o designer Sergio Matos. Elas então criaram uma linha específica, tornando os produtos mais atrativos para o mercado.
Últimas Notícias
- Licenciamento - 12:29 Começa prazo para licenciar veículos com placa final 6 em Mato Grosso do Sul
- Grande apreensão - 12:00 Vídeo: DOF apreende veículo com cigarros contrabandeados em Dourados
- Ampliação de leitos - 11:50 Justiça atende MPMS e impõe prazo para ampliação de leitos pediátricos
- Prejuízo de R$ 900 mil - 11:25 Condutor é preso com haxixe dentro do tanque de combustível
- Festa regional - 11:10 Festa do Sereno: público volta a lotar recinto com show de Danilo e Davi
- Oportunidades - 10:30 Mulheres de MS podem se inscrever em 5 mil bolsas em tecnologia
- Corumbá - 10:10 Carreta carregada com 25 mil litros de éter etílico é apreendida
- Eleição em Bandeirantes - 10:00 Eleição suplementar em Bandeirantes será realizada neste domingo
- Rio Verde de Mato Grosso - 09:40 Por homicídio em RS, homem é preso preventivamente em MS
- Infraestrutura - 09:35 Novo trecho de acesso ao Forte Coimbra melhora acesso ao Pantanal