Geral
Ambulatório da Capital oferece atendimento gratuito de fisioterapia
Serviço na Fundação Manoel de Barros é voltado para pessoas de baixa renda
Quarta-feira, 15 Março de 2023 - 08:00 | Redação

A partir deste mês de março o projeto de Ambulatório de Reabilitação, da Fundação Manoel de Barros, oferece atendimento gratuito de Fisioterapia para pessoas de baixa renda, que ficaram com sequelas pós-covid ou que possuem comorbidades cardiorespiratórias, patologias ortopédicas ou neurofuncional. O projeto é realizado pela FMB, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e da Uniderp.
“Estes atendimentos são oferecidos por meio da reabilitação individualizada e humanizada, sempre com o acompanhamento do fisioterapeuta responsável. O objetivo é melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida dos nossos pacientes”, explica Adriane Possari Lemos, fisioterapeuta responsável técnica pelo projeto de Ambulatório.
Os atendimentos são realizados por fisioterapeutas e estagiários de Fisioterapia contratados pela Fundação Manoel de Barros. Assim, além de reestabelecer a qualidade de vida dos pacientes, o projeto também promove o aprendizado, contribuindo com a formação dos futuros fisioterapeutas.
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Uniderp, Claudionora Neves, o estágio no Ambulatório é uma vivência muito importante para os estudantes: “Nesse contato mais próximo e humano com os pacientes (conhecendo-os, entendendo suas dificuldades...), os acadêmicos tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, conduzindo protocolos de tratamento, acompanhando o desenvolvimento de cada pessoa e visualizando os avanços, a melhora do paciente. Então, realmente, é uma vivência muito importante para eles”.

A ideia de criação do Ambulatório surgiu em 2021, durante a pandemia da covid, como explica Marcos Henrique Marques, diretor da FMB: “Buscando auxiliar pessoas que haviam sido acometidas pela covid e que tinham ficado com sequelas da doença, a FMB, em parceria com o curso de Fisioterapia da Uniderp, buscou formas e recursos para realizar este projeto. Assim, o Ambulatório nasceu em 2021. Com o tempo, ampliamos os atendimentos e passamos a oferecer para as pessoas tratamento de reabilitação para outras patologias e comorbidades, além das sequelas da covid. E, desta forma, o Ambulatório tem trazido mais qualidade de vida para centenas de pessoas”.
Com a missão de melhorar a vida das pessoas com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, para construção de uma sociedade justa e igualitária, por intermédio de parcerias, fundamentados nas reais necessidades da comunidade e no respeito à sua cultura, a Fundação Manoel de Barros atua sob os pilares: ´Assistência Social´, ´Arte e Cultura´, ´Pesquisa e Ensino´ e, desde 2021, sob o pilar ´Saúde´, que passou a integrar seus trabalhos a partir da criação do Ambulatório de Reabilitação.
O Ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, no período vespertino, das 13h às 17 horas, na sede da Fundação Manoel de Barros (avenida Ceará, 119). Os atendimentos são realizados mediante análise do paciente e agendamento. Para tirar dúvidas sobre os atendimentos, indicação de tratamentos, entre outros, o telefone é o (67) 98403-0483.
Últimas Notícias
- Economia - 18:05 CMN simplifica crédito rural a populações tradicionais e extrativistas
- Executivo Municipal - 17:35 Prefeitura doa área para instalação do segundo campus do IFMS na Capital
- Combustíveis - 17:20 Preço médio da gasolina comum em Dourados é de R$ 6,27, aponta Procon
- Legislação - 17:10 Projeto prevê medidores de velocidade em veículos do Governo de MS
- Operação Contenção - 16:50 ONU pede investigação independente sobre operação no Rio de Janeiro
- Nova Andradina - 16:35 Mulher é agredida e ameaçada pelo companheiro em Nova Andradina
- Campo Grande - 16:10 Funcionário cai do telhado do Detran e fratura braços e dentes
- Atendimento - 15:50 TJMS orienta sobre novo número das vans do Juizado de Trânsito
- Campo Grande - 15:35 Condenado a 14 anos de prisão por morte encomendada por dívida
- Saúde - 15:10 Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel

