Geral
Alvará Imediato sairá em até 30 minutos
Domingo, 25 Agosto de 2019 - 10:42 | Redação
A prefeitura de Campo Grande vai emitir o Alvará de Construção em até 30 minutos a partir do programa Alvará Imediato (AI). Poderão se beneficiar da novidade construções dos empreendimentos de baixo impacto; construções uniresidencial; multiresidencial de até cinco unidades; projetos de construção de edificações destinados às atividades de comércio (salão comercial), com área de até 500m².
O prefeito Marquinhos Trad já assinou o Projeto de Lei Complementar que institui o Alvará Imediato na Capital. O projeto de Lei agora seguirá para a Câmara de Vereadores para aprovação.
Atualmente, são necessários 32 dias, em média, para se emitir um Alvará de Construção. Com a implantação da medida, o procedimento poderá ser feito em menos de uma hora. Conforme com dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), são emitidos cerca de 280 alvarás de construção por mês. Deste total, 70% dessas emissões passarão a ser emitidas por meio do Alvará Imediato, na modalidade declaratória.
Também foi assinado um Termo de Cooperação Mútua entre a Prefeitura de Campo Grande e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso Do Sul – SEBRAE/MS que tem como objeto a cooperação Técnica no sentido permitir o desenvolvimento de atividades e ações voltadas para a emissão do Licenciamento Urbanístico – Alvará Imediato, na modalidade declaratória, de forma imediata por meio de sistema eletrônico online. Nela, será possível gerar guias de pagamentos, controlar o recebimento de impostos e emitir a licença em meio digital com certificação.
Alvará Imediato - Será um procedimento de licenciamento eletrônico para emissão da Licença Urbanística (Alvará de Construção), na modalidade Declaratória, onde os empreendimentos serão licenciados com a documentação e todas as informações de relevância urbanística, declarada pelo profissional, para empreendimentos de baixo impacto, unirresidencial, multirresidencial até 5 unidades e salão comercial de até 500m ².
Para isso, se estabelece o compartilhamento de responsabilidades através da parceria com os profissionais das áreas de arquitetura e engenharia, envolvidos com o processo de elaboração dos projetos de intervenção arquitetônica na cidade. Preconiza a redução de procedimentos e resgata a confiança e a credibilidade dos profissionais da construção civil.
O autor do projeto e responsável técnico da obra terá total responsabilidade pelo cumprimento da legislação edilícia vigente e da documentação apresentada, a responsabilidade Urbanística será sempre do profissional.
O programa Alvará Imediato prevê ainda que, a qualquer momento, fiscalizações poderão ser realizadas para verificar as informações prestadas pelos profissionais, e se as exigências são cumpridas.
(Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande)
Últimas Notícias
- Trânsito - 15:25 Ciclista filma próprio atropelamento
- Saúde - 15:15 HU-UFGD abre cinco novos leitos de UTI para atender casos respiratórios
- Comunidade - 14:52 Uniderp oferece atendimento jurídico gratuito, neste sábado, no Nova Lima
- Economia - 14:33 Rendimento médio dos brasileiros chega a R$ 3.057, recorde desde 2012
- Paraíso das Águas - 14:10 Agressor é preso em flagrante por violência doméstica contra ex-mulher
- Oportunidades - 14:02 Suzano está com três processos seletivos abertos para duas cidades de MS
- Frame e Rotoscopia - 13:50 Estão abertas as inscrições para a Oficina Gratuita de Animação Frame
- Polícia - 13:40 Dois homens são presos em flagrante por tráfico de drogas
- Câmara Federal - 13:32 Projeto permite demissão indenizada em caso de sofrimento psicológico
- TVMS Record - 13:00 Rodrigão e sua turma na Carreta da Alegria